Home Futebol Santos confirma favoritismo contra o Ceilândia e com gol de zagueiro avança na Copa do Brasil

Santos confirma favoritismo contra o Ceilândia e com gol de zagueiro avança na Copa do Brasil

Peixe jogou para o gasto e fez o suficiente para derrotar o limitado time do Distrito Federal

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

O Santos bateu o Ceilândia por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (23), no Estádio Serejão, e avançou à segunda fase da Copa do Brasil para encarar quem passar do duelo entre Iguatu-CE e América-RN. O gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Joaquim, que pela primeira vez balançou as redes pelo Peixe.

PUBLICIDADE

Santos domina o primeiro tempo, desperdiça chances e quase é castigado

Empolgado após a goleada sobre a Portuguesa (4 a 0), no domingo, pelo Paulistão, o Santos iniciou o jogo contra o Ceilândia disposto a conquistar mais um grande resultado e se classificar à segunda fase da Copa do Brasil sem sustos. Com menos de 10 minutos de bola rolando, Ângelo e Mendoza, ambos livres de marcação, falharam na finalização e perderam chances incríveis para abrir o placar.

Marcos Leonardo cobrou falta e carimbou a trave aos 11. Ângelo teve outra chance para se redimir do erro no início do jogo e parou em defesa de Henrique aos 15.

PUBLICIDADE

Até então acuado com a pressão santista, o Ceilândia passou a incomodar no ataque. Felipe Jonathan salvou praticamente em cima da linha chute de Milla aos 21. O goleiro João Paulo trabalhou pela primeira vez aos 34 ao defender com os pés batida de Doglão dentro da pequena área.

O Peixe conseguiu evitar a pressão do Gato Preto e no minuto seguinte, Marcos Leonardo finalizou cruzado para defesa de Henrique.

Ritmo da partida cai na etapa final, mas Peixe chega à vitória

O Santos voltou para o segundo tempo pressionando e logo aos três, Ângelo recebeu passe de Lucas Lima e tocou por cima do gol. Com 11 minutos, Odair Hellmann realizou duas alterações: as entradas de Ivonei e Lucas Braga, respectivamente, nas vagas de Mendoza e Ângelo.

O nível técnico da partida, que já não era dos melhores, caiu bastante. O Peixe seguia tendo o controle da posse de bola, mas só voltou a agredir o rival as 28. Marcos Leonardo arriscou da entrada da área e Henrique espalmou para fora. Na cobrança de escanteio de Lucas Lima, o zagueiro Joaquim se antecipou à marcação e de cabeça abriu o placar.

PUBLICIDADE

Buscando a reação, o Ceilândia teve que rever a postura defensiva e ameaçou o Santos aos 40. Após bola alçada na área, Joaquim afastou para escanteio. Logo em seguida, Felipe Clemente pegou sobra e finalizou para fora, perdendo a chance do empate. O Peixe segurou a vitória até o apito final e comemorou a classificação à próxima fase.

Próximos jogos das equipes

O Santos foca a suas atenções para o clássico contra o Corinthians no próximo domingo, às 16h, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Paulistão. No mesmo dia, às 15h45, o Ceilândia visita o Samambaia, pela sexta rodada do Campeonato Brasiliense.

FICHA TÉCNICA: Ceilândia x Santos

Data: 23 de fevereiro de 2023
Horário: 20 horas (de Brasília)
Local: Estádio Serejão, em Taguatinga (DF)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Cartões amarelos: CEI: Euller, Andrey e Maycon; SAN: Marcos Leonardo
Gols: Joaquim (SAN)

PUBLICIDADE

CEILÂNDIA: Henrique; Julio César, Euller, João Afonso e China; Andrey (Werick), Doglão (Felipe Cirne) e Geovane; Gabriel Guimarães (Clemente), Milla (Wisley) e João de Deus (Maycon) Técnico: Adelson de Almeida

SANTOS: João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Rodrigo Fernández, Dodi (Vinicius Balieiro) e Lucas Lima (Lucas Barbosa); Ângelo (Lucas Braga), Mendoza (Ivonei); Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann