O empate com o Santo André na última quinta-feira (16) não apenas dificultou ainda mais a vida do Santos no Paulistão 2023. Também pode significar que a ausência do time da próxima edição da Copa do Brasil, segundo o futuro regulamento da competição.
A partir de 2024, a classificação para a Copa do Brasil será alterada, com a maioria das vagas disponíveis sendo obtida através das competições estaduais. O Paulistão dará para o certame eliminatório nacional cinco vagas, lembra o Diário do Peixe. E aí que reside o perigo para a equipe comandada por Odair Hellmann.
Com cinco vagas para o Paulistão, as chances são de que, quem for semifinalista, se classificará para a competição, além daquele de melhor campanha dentre os eliminados nas quartas de final. Com o Alvinegro Praiano bem distante da vaga, na lanterna do Grupo A, o time estaria fora da Copa do Brasil caso não fosse para a próxima fase do torneio estadual e, ao menos, conseguisse ir à semifinais,
O que poderia ‘salvar’ o Santos é o Brasileirão. É que, apesar da mudança de critérios para a classificação via estaduais, as vagas para os times classificados para a Copa do Brasil se mantém para aqueles que as obtiverem via Série A via classificação para a Libertadores, já que o certame ainda deverá manter que estes se classifiquem de forma automática e entrem em fases avançadas.
Para poder ainda ter o sonho de ir ao mata-mata nacional, o Peixe teria que torcer para se classificar para a Libertadores ou para que times que tenham se classificado via estadual consigam a vaga para a competição sul-americana para ter a chance de uma vaga que sobre do Paulistão. Isto também dependerá, claro, da campanha do time dentro do estadual e do Brasileirão e do número de times do Paulista que forem à Libertadores.
Santos fora da Copa do Brasil de 2024? Entenda os critérios para a classificação.https://t.co/u9tSv3nFHR
— Diário do Peixe (@diariodopeixe) February 17, 2023
Outra chance poderia ser até mesmo por uma via diferente: a Copa Paulista. Competição de segundo semestre organizada pela Federação Paulista de Futebol, o torneio dará vaga para a Copa do Brasil de 2024 a seu campeão. Por vários anos, especialmente usando aspirantes e times de base, o Peixe disputou o torneio e poderia até recorrer a isso para tentar se garantir na competição nacional se não ver chances disto acontecer via Brasileirão.

