Maior ídolo do Flamengo, Zico se mostrou insatisfeito com o comportamento do Rubro-Negro antes do Mundial. Por conta da conquista da Libertadores, a equipe carioca alcançou vaga no torneio da Fifa e, em forma de aviso, gritou que a hora do Real Madrid “iria chegar”. Porém, como o atual campeão continental perdeu para o Al Hilal, o embate mais esperado da competição ficou apenas no campo da projeção.
Neste cenário, Zico criticou o tamanho da proporção que o recado tomou no Flamengo. Na visão do ex-jogador, a atitude deveria ocorrer apenas com os torcedores, tendo em vista o tamanho do Real Madrid para ser desrespeitado por atletas, membros da comissão técnica e dirigentes.
“O torcedor do Flamengo cantar (provocações ao Real Madrid) tudo bem, não vejo problema nenhum. O torcedor é torcedor, isso é normal. O que não pode é os profissionais fazerem isso. Tem que ter respeito, principalmente com uma equipe como o Real Madrid“, disse ao jornalista Helder Martins, do canal S1 Live.
“O Flamengo está nesse patamar que está hoje também graças a duas vendas para o Real Madrid, que possibilitaram montar um grande plantel depois. A ida do Vinicius Jr. e do Reinier rendeu bem aos cofres. Então, acima de tudo isso, tinha que ter respeitado o Real Madrid. (…) Hoje em dia, o troco vem rapidinho, chega de jumbo…”, completou.
Em relação ao confronto do Flamengo diante do Al Hilal, Zico enxergou uma falta de identidade em campo. Na visão do Galinho, o time de Vítor Pereira atuou sem felicidade e não teve a garra necessária para avançar de fase no Mundial, situação que ficou ainda pior com a expulsão de Gerson.
“O Flamengo não foi o Flamengo dentro de campo, e muitos problemas fizeram com que isso acontecesse. Não estamos aqui para cortar a cabeça de ninguém, mas foi uma dessas situações. Eu não vi o Flamengo feliz, alegre, com aquela gana e espírito que a gente está acostumado a ver (…) Não estávamos bem preparados para esse tipo de jogo, no meu modo de ver. O Flamengo não jogou bem, teve problemas dentro de campo, teve erros de arbitragem, mas, se o Flamengo fosse o Flamengo, tenho certeza que superaria tudo”, pontuou.

