O Grêmio não era derrotado desde 30 de setembro do ano passado, quando foi superado pelo Sampaio Corrêa por 2 a 1 no Brasileirão Série B. Desde então, foram 20 jogos, com 15 vitórias e cinco empates em quase seis meses. Aliás, Renato Gaúcho igualou Tite com a maior invencibilidade do Tricolor Gaúcho no Século XXI. Afinal, o ex-técnico da seleção brasileira também ficou 20 partidas sem perder em 2001.
Contudo, o Ypiranga encerrou neste domingo (19) a sequência invicta do Grêmio. De virada com dois gols de pênalti de Erick no segundo tempo, o Canarinho venceu o Imortal por 2 a 1. No jogo de ida das semifinais do Gauchão, no Estádio Colosso da Lagoa, Luís Suárez abriu o placar em Erechim, mas desperdiçaria uma penalidade máxima.
Com a derrota do Grêmio de ontem, apenas três equipes do Brasileirão Série A mantêm suas invencibilidades em 2023: América-MG, Athletico-PR e Palmeiras. Ontem, o Coelho e o Verdão se classificaram para as decisões, respectivamente, dos Campeonatos Mineiro e Paulista.
Com o novo triunfo sobre o Cruzeiro por 2 a 1 no Independência, o América-MG chegou a oito vitórias e quatro empates em 12 jogos. Já o Palmeiras, que derrotou o Ituano por 1 a 0 no Allianz Parque, obteve o 11º triunfo em 15 partidas, com quatro empates.
Athletico-PR tem o melhor aproveitamento entre os times da Série A
Mas o melhor desempenho da temporada até aqui entre os invictos da Série A é do Athletico-PR. Neste sábado (18), o Furacão derrotou fora de casa o Maringá por 2 a 0, na primeira partida das semifinais do Campeonato Paranaense. Assim, em 14 jornadas, só deixou de vencer em uma, no empate em 1 a 1 com o Coritiba no tumultuado clássico de fevereiro, na Arena da Baixada. No mais, triunfou 13 vezes, atingindo um aproveitamento em 2023 de 95,2%.

