Segundo notícia do jornal “El Español”, o ex-árbitro Negreira, que era pago pelo Barcelona para montar relatórios dos árbitros que apitariam jogos do time, tinha incapacidade profissional. Após um documento do Ministério do Trabalho ir à mídia, é público que Negreira sofria sequelas neurológicas depois de se acidentar em 2004.
Portanto, conforme diz o documento, Negreira recebia cerca de 1.240 euros do Estado e milhões do Barcelona. Ainda segundo o jornal, Negreira necessitava de auxílio para sua saúde, visto que ele tinha transtorno de personalidade e sintomas de demência.
Apesar disso, o ex-Vice Presidente do Comitê de arbitragem na Espanha, recebia durante 2001 até 2018, 7 milhões de euros do Barcelona. De acordo com as informações noticiadas pela imprensa, o clube pagava ao ex-árbitro para ele montar relatórios decifrando perfis de árbitros que apitariam jogos do clube.

UEFA
Conforme diz o Marca, a UEFA investiga o caso Negreira e o Barcelona. Ainda segundo o jornal, já há conclusões internas na UEFA de que o clube violou regulamentos. A expectativa é de que entre 4 até 5 semanas o assunto deverá ser concretizado e portanto, terão novidades.
Por fim o que se sabe é que a UEFA trabalha com o artigo 31, parágrafo 4. Inspetores da UEFA investigam o que o Barcelona deve ter violado através de entrevistas, escutas, entre mais táticas para juntar dados.

