Na manhã desta quarta-feira (15), a Conmebol divulgou a tabela das Eliminatórias visando a próxima Copa do Mundo em 2026. Assim, a competição se iniciará em setembro, com a Data Fifa de junho sendo voltada para amistosos, assim como a do fim de março. Na estreia, o Brasil irá enfrentar em casa a Bolívia. Na sequência, a seleção brasileira viajará até Lima para encarar o Peru pela segunda rodada, ainda em setembro.
Nesse sentido, o confronto contra a Argentina acontecerá na sexta rodada. No primeiro turno das Eliminatórias, a seleção brasileira será a mandante. Conforme o calendário divulgado pela Conmebol, o clássico contra a atual campeã do mundo estaria programado para novembro de 2023. A data certa da partida e o local ainda serão definidos pela entidade.
Já a partida do segundo turno na Argentina, com o Brasil como visitante, deve acontecer somente em março de 2025. Os dois últimos clássicos entre os vizinhos aconteceram em 2021. Na final da Copa América no Maracanã em julho, os hermanos venceram por 1 a 0, com gol de Di María, encerrando um jejum de 28 anos sem títulos. Pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo no Catar, ocorreu um empate em 0 a 0 em San Juan, em novembro de 2021.
Aliás, a partida interrompida pela Anvisa em setembro de 2021 na Neo Química Arena, por conta de irregularidades sanitárias de jogadores argentinos, seria cancelada pela Fifa. Inicialmente, ela aconteceria em 22 de setembro do ano passado.
Eliminatórias disputadas pelo Brasil darão seis vagas diretas para a Copa do Mundo
As seleções se enfrentarão todas contra todas em turno e returno, em pontos corridos, como acontece desde as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998. Mas a diferença é que as vagas para a América do Sul aumentarão. Com o crescimento de 32 para 48 seleções a partir de 2026, as seis primeiras colocadas se classificarão de forma direta para o Mundial sediado nos Estados Unidos, no Canadá e no México. A sétima colocada nas 18 rodadas disputará a respescagem, prevista para março de 2026.
As Eliminatórias acontecerão num espaço de dois anos, sendo encerrada em setembro de 2025. Logo após as seis rodadas entre setembro e novembro de 2023, a competição só será retomada no segundo semestre do ano que vem, depois da Copa América de 2024. O primeiro compromisso da seleção brasileira na temporada será o amistoso contra o Marrocos, em Tânger, no próximo dia 25. O Brasil será comandado pelo técnico interino Ramón Menezes.

