Na última semana, os Blues tem mostrado uma nova “cara” com relação ao que vinha sendo apresentado nos primeiros meses de 2023. A equipe venceu o Borussia Dortmund, na Champions League e alcançou as quartas de final da competição. Além disso, derrotou seus dois últimos adversários na Premier League, Leeds United e Leicester City, alcançando duas vitórias consecutivas.
Segundo o jornal “As”, o momento muito ruim do Chelsea e a pressão oriunda da torcida fez com que a direção da equipe marcasse uma reunião de emergência com Graham Potter. Nessa conversa, eles lhe deram um ultimato, cobrando mais resultados positivos. Isso parece ter surtido efeito, tendo-se em vista a sequência de três vitórias consecutivas que a equipe alcançou.
A pontuação dos Blues na Premier League ainda é muito ruim, com a equipe ocupando apenas a 10º colocação na tabela. Apesar disso, já começa a se manifestar um pensamento um pouco mais otimista quanto às ambições do clube nessa temporada.
O que mudou no Chelsea?
De não vencer nunca para três triunfos seguidos, essa é a campanha recente dos Blues. O que parece ter se modificado dentro de campo e permitido isso? Um dos pontos citados pelo jornal “As” é a defesa com três jogadores. Esse era o esquema mais utilizado pelo Chelsea no início da passagem de Graham Potter por Stamford Bridge, contudo, lesões forçaram a alteração desse para uma tática com quatro atletas atrás.
A entrada de Wesley Fofana na vaga de Thiago Silva, que se lesionou, também parece ter sido muito importante para os Blues voltarem a vencer. O zagueiro mostrou apetite ofensiva, marcando o gol de vitória contra o Leeds United. Já Cucurella, que vinha sendo criticado desde que desembarcou em Londres, teve contra o Leicester City sua melhor atuação, sendo o atleta que mais desarmou de todas as cinco principais ligas europeias, no último final de semana.
No meio de campo, o “As” aponta a parceria entre Kovacic e Enzo Fernández como muito importantes para o bom momento vivido pelos Blues. A entrada do croata ajudou ao argentino a contribuir mais ofensivamente, dando assistências contra o Leicester e oferecendo mais opções na construção das jogadas.
Kai Havertz também é outro fator importante para a melhoria do setor ofensivo dos Blues. Desde Thomas Tuchel, o atacante vinha sendo utilizado como um atacante de referência. Contudo, sua especialidade não é a finalização e isso vinha sendo muito cobrado. Na última partida, Mudryk entrou centralizado, mostrando que pode contribuir pelo setor e com isso, o alemão atuou pelo lado, sua posição de origem, resultando num rendimento melhor.

