Home Futebol Como Abel Ferreira usou a base do Palmeiras na fase de grupos do Paulistão

Como Abel Ferreira usou a base do Palmeiras na fase de grupos do Paulistão

Técnico do Verdão utilizou sete jogadores revelados nas categorias de base em 12 jogos do Estadual

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Dono da melhor campanha geral do Paulistão, o Palmeiras encerrou a fase de grupos do Estadual com empate sem gols contra o Guarani, na tarde do último domingo, em Campinas. Nos 12 jogos disputados, o técnico Abel Ferreira usou 28 jogadores, sete deles formados no próprio clube.

PUBLICIDADE

Contra o Bugre, a equipe teve quatro pratas da casa: os volantes Gabriel Menino e Fabinho e os atacantes Giovani e Endrick.

Gabriel Menino, que teve ascensão meteórica no elenco profissional em 2020, caiu de rendimento em 2022, porém, recuperou futebol na atual temporada e vem sendo peça importante no esquema do treinador português. O meio-campista entrou em campo em 11 jogos e fez um gol. Vale lembrar que ele foi decisivo na conquista da Supercopa do Brasil ao marcar dois gols na vitória sobre o Flamengo.

PUBLICIDADE

O volante Fabinho disputou quatro jogos e enfrenta forte concorrência no setor para cavar seu espaço. Mas tem tudo para alçar à titularidade em breve.

Giovani, que passou por cirurgia no tornozelo em maio do ano passado, vive o seu melhor momento como profissional. O atacante fez um gol, deu duas assistências em nove jogos do Estadual e entrou na mira do Newcastle, da Inglaterra, segundo a ESPN.

Maior promessa surgida na base do Palmeiras neste século, o atacante Endrick vive seca de gols em 2023 após 11 jogos disputados. Contudo, empenho não tem faltado ao jovem que já está negociado com o Real Madrid. Ele vem recebendo elogios da comissão técnica.

Outros três atletas revelados na base já tiveram ao menos uma chance na competição: os zagueiros Kaiky Naves e Gustavo Garcia e o meia-atacante Jhon Jhon.

PUBLICIDADE

Os jogadores revelados pela base do Palmeiras já usados no Paulistão

Kaiky Naves (zagueiro) – 1 jogo

Gustavo Garcia (zagueiro) – 2 jogos

Gabriel Menino (volante) – 11 jogos – 2 gols

Fabinho (volante) – 4 jogos

PUBLICIDADE

Jhon Jhon (meia-atacante) – 1 jogo

Giovani (atacante) – 9 jogos – 1 gol e 2 assistências

Endrick (atacante) – 11 jogos