A novela envolvendo Andrey Santos teve um final feliz para o Vasco. Assim, o volante de 18 anos está de volta ao Cruzmaltino, cedido por empréstimo pelo Chelsea até o fim de junho de 2023. Afinal, o Gigante da Colina anunciou a venda do jogador para o clube londrino em janeiro por 12,5 milhões de euros (cerca de R$ 70 mi, na cotação da época). Aliás, todo o salário de Andrey será bancado pelos Blues.
Conforme informações do Sofascore, Andrey Santos foi o volante que mais gols marcou entre todos da Série A e da Série B no ano passado. Ao todo, balançou as redes por oito vezes em 33 partidas pelo Vasco em 2022. Além disso, recuperou 204 bolas, efetuou 97 desarmes, teve 60% dos duelos ganhos e sofreu 100 faltas.
Posteriormente, o meio-campista seria o capitão da equipe que conquistou o Sul-Americano Sub-20, disputado em janeiro e fevereiro na Colômbia, além de ser um dos artilheiros da competição com seis gols. Aliás, Andrey Santos marcou em seis dos oito jogos do torneio.
Vasco precisará ceder Andrey Santos para o Mundial Sub-20 em maio
O volante formado na base do Vasco ainda não possui o visto para jogar no futebol inglês. Para obtê-lo, Andrey precisa aumentar a sua pontuação de atuações. Como o Brasileirão Série B em que defendeu o Vasco em 2022 integra o último nível da Associação de Futebol da Inglaterra (FA), o Chelsea concordou que o atleta some mais pontos em seu país. Portanto, a Copa do Brasil e o Brasileirão Série A pelo Cruzmaltino farão com que o jogador alcance o índice suficiente para que seja inscrito na Premier League no segundo semestre.
Conforme a FA, o Campeonato Brasileiro integra um terceiro patamar no ranking. Além disso, o clube inglês exige que Andrey Santos jogue o Mundial Sub-20, que a seleção brasileira disputará em maio e junho. Aliás, esta medida teria motivado a desistência do Palmeiras da negociação, pois para o Chelsea seria mais atrativo o atleta disputar a Libertadores.

