Ex-atacante de Vasco e Goiás irá comandar o Artsul na Série A2 do Carioca
Emanoel Sacramento estava sem clube desde que deixou o comando do Potiguar em 2022; técnico irá comandar pela segunda vez o Artsul
Divulgação/ Potiguar
O Artsul, clube da Segunda Divisão do Rio de Janeiro, acertou o nome do o treinador. Emanoel Sacramento foi contratado pela diretoria no final da noite desta segunda-feira (21), chega na quarta ao clube e estava no Potiguar-RN.
O Torcedores.com apurou que Emanoel Sacramento assinará contrato até o fim da atual temporada. Esta será a segunda passagem dele pelo clube. A primeira foi em 2020, quando foi demitido após conquistar uma vitória em quatro partidas.
Embora seu nome ainda não tenha sido oficializado pelo clube, Emanoel Sacramento iniciou os trabalhos junto à diretoria e ao departamento de futebol a fim de formar o elenco que disputará os compromissos desta temporada: a Série A2 do Campeonato Carioca e a Copa Rio.
Antes dele, o clube já tinha acertado a contratação de Jorge Barcellos. O treinador, que conquistou a prata para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequi-2008 com a seleção feminina de futebol, irá comandar o time sub-20.
Ainda segundo apurou a reportagem, Emanoel Sacramento recebeu sondagens do norte e nordeste para comandar no segundo semestre. Porém, pesou o desejo do treinador de permanecer junto à família até o fim do ano.
O Artsul será o oitavo clube que Emanoel Sacramento comandará no futebol carioca. Anteriormente, ele passou por Tigres do Brasil, Mesquita, Boavista, Gonçalense, Sampaio Corrêa, Bangu e Bonsucesso.
Além disso, o treinador soma passagens por Potiguar-RN, 7 de Setembro-MS, 4 de Julho-PI, River-PI e Humaitá-AC. Ao longo da carreira, o comandante faturou cinco taças: o Campeonato Carioca Sub-20 (2009), o Campeonato Acreano (2022), o Campeonato Piauiense (2020), o Campeonato Carioca da 3ª Divisão (2014) e a Copa Rio (2019).
A carreira de jogador
Nascido no Rio de Janeiro, Emanoel Sacramento surgiu nas divisões de base do Vasco em 1987. Ele é integrante da geração que revelou o lateral-direito Marco Aurélio Ayupe, o zagueiro Marco Aurélio, o volante França e o atacante Sorato.
Pirata, como era chamado por seus companheiros de clube, era goleador. Apesar disso, não teve a oportunidade atuar profissionalmente com a camisa cruzmaltina. Posteriormente, teve passagem sem brilho por Athletico Paranaense e Goiás.
Fez carreira no exterior atuando por clubes de Portugal, Guatemala, México e Honduras. Retornou ao futebol brasileiro para defender a Anapolina de 2004 a 2005. Posteriormente, ele pendurou as chuteiras vestindo as cores do Mesquita-RJ.

