Home Automobilismo F1: chefe da Red Bull fala como multa mudou a estratégia da equipe

F1: chefe da Red Bull fala como multa mudou a estratégia da equipe

Horner diz que situação no túnel de vendo motivou a equipe, no desenvolvimento para o carro da temporada 2023 da F1

Bruno Marques
O esporte me move, inspira e motiva para ser uma pessoa melhor a cada dia.

Logo após um começo dominante da tempora 2023 da F1, com uma dobradinha na corrida do Bahrein, o chefe da equipe, Christian Horner, deu entrevista e explicou detalhes sobre o desempenho dos carros.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao motorsport.com, o chefe da RBR, na F1, contou sobre o incidente envolvendo a equipe, no final da temporada de 2022.

Ao estourar o teto de gastos da categoria, a FIA multou a equipe em 7 milhões de dólares e a redução de 10% do tempo para o desenvolvimento da aerodinâmica do novo carro.

PUBLICIDADE

Mas, essa redução não abalou o time de desenvolvedores. Muito pelo contrarário.

Segundo Horner, isso fez com que a eficiência e o foco fossem ainda maiores, buscando o melhor resultado.

Isso nos concentrou e impulsionou a eficiência. Foi vital para nós sermos capazes de lidar com aquele pênalti e ter um ponto de vista sólido. E a equipe fez um ótimo trabalho para conseguir isso“, disse o chefe da RBR na F1.

E todo esse empenho gerou resultados, justamente na 1ª etapa da temporada, com uma dobradinha no pódio.

PUBLICIDADE

RBR mantém os pés no freio com a empolgação na temporada da F1

Entretanto, Christian Horner se mantém calmo, pois ele entende que os efeitos dessas sanções ainda não foram percebidos.

Além disso, o desenvolvimento dos próximos carros pode sofrer impacto no futuro.

É algo que você tem que ter em mente por doze meses, porque não é apenas uma questão deste ano, é também do carro do ano que vem. Temos mais oito ou nove meses pela frente, o que significa que teremos que estar muito seletivo e extremamente eficiente na forma como desenvolvemos este carro e, claro, o carro do próximo ano” salientou o chefe da RBR.

Por fim, Horner cobra um regulamento mais claro e justo, pois eles têm menos tempo que as rivais no túnel de vento.

PUBLICIDADE

Esperamos uma regulamentação estável, mas claro que é uma desvantagem. Temos a diferença de sermos primeiros e 10% a mais. Temos 15% a menos que a Ferrari e 20% a menos que a Mercedes. É um número significativo. Para nós, é ser eficiente e eficaz no que testamos e como desenvolvemos o RB19 e o RB20“, finalizou Horner.