Nos últimos dias, a FIFA confirmou de forma oficial, a criação do novo Mundial de Clubes, que terá início em 2025 e será disputado de 4 em 4 anos.
Palmeiras e Flamengo, por terem vencido a Libertadores de 2021 e 2022, respectivamente, já estão garantidos no torneio. A América do Sul terá seis vagas, que serão distribuídas para os quatro últimos campeões da Libertadores (2021, 2022, 2023 e 2024) e duas vagas serão de acordo com o ranking da Conmebol.
O torneio, que terá 32 clubes, foi pensado inicialmente no formato da Copa do Mundo: 8 grupos, com 4 times em cada, se classificando os dois primeiros de cada grupo para as oitavas de final. No mata-mata, sempre jogo único.
A ideia seria fazer como uma Copa do Mundo de clubes. A Copa do Catar, em 2022, por exemplo, também tinha 32 seleções e era disputada neste formato.
Sendo assim, os clubes brasileiros poderiam avançar de fase ficando em segundo no grupo, sem ter a obrigação de vencer o Europeu.
FIFA pretende fazer diferente da Copa do Mundo
Segundo informações do “ge”, para o Mundial de Clubes, a FIFA pretende acabar com as oitavas de final. Com isso, classificaria apenas o primeiro de cada grupo.
Ou seja, o Mundial teria 32 times, 8 grupos, com 4 times em cada grupo. Porém, avançaria apenas o líder de cada grupo. Então, os oito classificados disputariam o mata-mata, que se iniciaria já nas quartas de final.
O que dificultaria ainda mais para os times brasileiros, já que, neste formato, teriam que superar um Europeu e ser primeiro do grupo para avançar de fase.
Times já classificados para a primeira edição do novo Mundial
Até agora, nove clubes já estão confirmados no Mundial de Clubes que acontecerá em 2025. Na América do Sul, apenas Flamengo e Palmeiras estão confirmados. Na Europa, Chelsea e Real Madrid também.
Assim como na Copa do Mundo, Europa e América do Sul serão os continentes com mais vagas. Serão 12 clubes da Europa, enquanto a América do Sul terá seis representantes.
Ásia, África e América do Norte, terão quatro vagas cada. A Oceania terá uma vaga, além de uma vaga reservada para o país-sede.
Veja todos os times classificados:
Palmeiras (Brasil) – campeão da Libertadores 2021
Flamengo (Brasil) – campeão da Libertadores 2022
Chelsea (Inglaterra) – campeão da Champions League 2020/2021
Real Madrid (Espanha) – campeão da Champions League 2021/2022
Al Hilal (Arábia Saudita) – campeão da Liga dos Campeões da Ásia de 2021
Al Ahly (Egito) – campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021
Wydad Casablanca (Marrocos) – campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022
Monterrey (México) – campeão da Concachampions de 2021
Seattle Sounders (Estados Unidos) – campeão da Conchampions de 2022

