Grêmio x Internacional: onde assistir ao Grenal 438 pelo Gauchão
Clássico deste domingo (5) entre Grêmio x Internacional na Arena será válido pela penúltima rodada da 1ª fase do Campeonato Gaúcho
Divulgação
Acabou a espera. Depois de um hiato 347 dias, Grêmio e Internacional voltarão a medir forças. Assim, o Grenal 438 acontecerá neste domingo (5), às 20h (horário de Brasilia), na Arena do Grêmio. O clássico será válido pelo encerramento da 10ª e penúltima rodada da fase inicial do Campeonato Gaúcho. Os ingressos já estão esgotados.
A transmissão AO VIVO será exclusiva do Premiere, pela TV fechada, ou através dos apps Premiere Play, GloboPlay e Canais Globo, em que são necessárias as assinaturas dos serviços. O SporTV anuncia o pré-jogo às 19h (horário de Brasília).
As duas equipes já estão classificadas para as semifinais do Gauchão. Aliás, o Grêmio já tem a primeira colocação assegurada, com 25 pontos. Já o Internacional, que soma 19, busca confirmar a segunda posição na fase classificatória. Atualmente, o Colorado tem dois pontos de vantagem sobre Ypiranga e Caxias, ambos com 17, que se enfrentaram na rodada (com vitória da equipe caxiense por 3 a 0 neste sábado, 4) e completam o G-4 da tabela.
Renato tem dúvidas nos três setores do Grêmio
Renato Gaúcho tem três dúvidas para escalar a equipe para o Grenal. Na abertura do meio-campo, Carballo pode voltar ao time. Afinal, o uruguaio foi poupado da viagem para Brasília devido a uma fadiga muscular, na vitória por 2 a 0 sobre o Campinense no meio de semana pela Copa do Brasil. Portanto, a disputa é entre Carballo e o paraguaio Villasanti.
A outra possibilidade é o retorno de Ferreira ao ataque. Mas a tendência é que Vina inicie a partida, apesar de Ferreirinha ter marcado o segundo gol do Grêmio diante da equipe paraibana na última quarta-feira (1º). Por fim, o lateral-direito Fábio está recuperado de problema muscular no adutor da coxa direita, mas Renato pode continuar com João Pedro na posição.
Mano Menezes pode fazer uma mudança no meio-campo
Já Mano Menezes pode iniciar o Grenal com mais um volante. Ou seja, existe a chance de Gabriel Baralhas ser a principal surpresa no meio-campo, reforçando a marcação. Dessa forma, Maurício sairia do time do Internacional. Também existe uma possibilidade remota de Johnny dar lugar a Baralhas.
Além disso, Luiz Adriano deve reestrear com a camisa colorada. Mas o centroavante deve ser uma arma para o segundo tempo, com Pedro Henrique seguindo como o homem de referência no ataque. Aliás, o artilheiro do Gauchão com oito gols, xodó dos torcedores do Internacional, teve seu contrato prorrogado nesta sexta (3) até dezembro de 2025. O zagueiro colombiano Nico Hernández, assim como Luiz Adriano, também foi relacionado pela primeira vez.
A volta do Grenal quase um ano depois
Grêmio e Internacional não se enfrentam desde 23 de março do ano passado. No último Grenal, o Colorado levou a melhor vencendo por 1 a 0 na Arena, com gol de falta de Taison pelo jogo de volta das semifinais do Gauchão. Mesmo assim, o triunfo não adiantou para o lado vermelho, pois o Tricolor Gaúcho, que havia aplicado 3 a 0 no Beira-Rio na partida de ida, garantiu a vaga para a decisão contra o Ypiranga, se sagrando pentacampeão estadual.
Em virtude do rebaixamento do Grêmio em 2021 e a eliminação da dupla Grenal na primeira fase da Copa do Brasil em 2022, não ocorreu mais nenhum clássico no restante da temporada passada. Afinal, o Imortal disputou o Brasileirão Série B, se sagrando vice-campeão e voltando para a elite do futebol brasileiro.
Prováveis escalações de Grêmio e Internacional
Grêmio: Adriel, João Pedro (Fábio), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo (Villasanti), Pepê, Bitello, Cristaldo e Vina (Ferreira); Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
Internacional: Keiller, Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Johnny, De Pena, Mauricio (Baralhas), Alan Patrick e Wanderson; Pedro Henrique. Técnico: Mano Menezes.
10ª rodada do Campeonato Gaúcho – 1ª fase
Local: Arena do Grêmio
Horário: 20h (horário de Brasília)
Arbitragem: Leandro Vuaden
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Mauricio Coelho Silva Penna
VAR: Daniel Nobre Lins

