Na noite de ontem (27), a Conmebol realizou o sorteio da fase de grupos da Libertadores. Em busca do tetracampeonato, o Palmeiras caiu no grupo C, ao lado de Barcelona-EQU, Cerro Porteño-PAR e Bolívar-BOL.
Após o sorteio, muitos já disseram que o Verdão deu sorte e que só irá enfrentar adversários fracos.
Nos últimos três anos, em que o Palmeiras venceu duas Libertadores e chegou em uma semifinal, a grande “reclamação” dos rivais era de que o Alviverde dava sorte e só pegava adversários fracos, principalmente na fase de grupos.
Com isso, o time de Abel Ferreira conseguia fazer uma primeira fase tranquila, terminar em primeiro geral e decidir em casa no mata-mata.
Mas, será que esse ano os adversários são realmente muito fracos? Há quem diga que o Barcelona e o Cerro, não são molezas, além do Bolívar contar com a temida altitude.
O Barcelona do Equador, por exemplo, eliminou o Palmeiras em 2017. Naquele ano, eliminou também o Santos e chegou até a semifinal.
Em 2021, por exemplo, o Barcelona fez uma ótima Libertadores. Ficou em primeiro no grupo que tinha Boca Juniors e Santos. No mata-mata, eliminou o Vélez-ARG e o Fluminense, chegando novamente na semifinal, quando foi derrotado pelo Flamengo.
Já o Cerro Porteño, nessa edição, eliminou o Fortaleza na fase anterior, avançando para a fase de grupos.
Adversários do Palmeiras estão na frente do Corinthians em ranking
Se os adversários do Palmeiras são fracos, o Corinthians é mais ainda. Pelo menos é o que diz o ranking da Conmebol, entidade que organiza a competição.
Recentemente, foi divulgado o ranking atualizado com os times que disputarão a edição desse ano, para a montagem dos potes.
🔝🏆 Agora são eles! As posições dos 3⃣2⃣ clubes da Fase de Grupos da CONMEBOL #Libertadores 2023 no Ranking CONMEBOL.
🔜 A Copa volta em 4⃣ de abril! pic.twitter.com/NDFRaT1MRI
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) March 19, 2023
No ranking, é possível ver o Cerro Porteño na 15ª posição e o Barcelona na 19ª colocação. Já o Corinthians, aparece apenas na 24ª posição.
Outro time brasileiro que aparece atrás dos adversários do Alviverde é o Fluminense, que está na 32ª colocação. Apenas uma posição à frente do Bolívar, outro time do grupo C.

