Mais uma vez, não teremos Grenal na decisão do Gauchão. Pelo segundo ano seguido, o Internacional caiu na semifinal do estadual, cujo título será disputado por Grêmio e Caxias. Ontem (26), o time grená eliminou a equipe de Mano Menezes nos pênaltis, vencendo por 5 a 4 nos pênalltis, logo após empate em 1 a 1 no tempo normal.
No ano passado, o Grenal ocorreu na semifinal, com o Grêmio levando a melhor sobre o Internacional. Ou seja, desde 2021 que o clássico não ocorre na final do Campeonato Gaúcho. Aliás, o Colorado não vence o estadual desde 2016, indo para sete anos de jejum. Enquanto isso, o Imortal pode conquistar o hexacampeonato.
Um dado curioso é que, desde 2000, Internacional e Grêmio só realizaram a decisão do Gauchão em sete oportunidades. Assim, o primeiro Grenal na final do estadual no Século XXI só ocorreria em 2006. Na ocasião, o Grêmio levantou a taça em pleno Beira-Rio após um empate em 1 a 1, com o 0 a 0 no Olímpico no jogo da ida. Afinal, o regulamento na época previa decisão com gol qualificado fora de casa.
Por dois anos seguidos, o Grenal aconteceria na final do Gauchão em 2010 e 2011. Na temporada de 2010, o Grêmio celebraria a conquista com uma vitória por 2 a 0 no Beira-Rio na ida. O Internacional venceria por 1 a 0 no Olímpico a volta, mas a festa seria tricolor.
Final de 2011 até hoje é comemorada pela torcida do Internacional
No ano seguinte, numa das mais memoráveis decisões da história do estadual, o Internacional triunfou. Na ida no Beira-Rio, vitória do Grêmio por 3 a 2. Na volta no Olímpico, o Colorado devolveu o placar de forma épica depois de sair perdendo e conseguir a virada. Posteriormente, venceria nos pênaltis. Simbolicamente, as equipes tinham como técnicos Paulo Roberto Falcão e Renato Gaúcho, considerados os maiores jogadores da história de cada clube.
Por mais dois anos consecutivos, o Grenal decidiria o Gauchão. Em 2014 e 2015, o Internacional comemoraria diante de seu maior rival. Na temporada de 2014, o Colorado atropelou o Grêmio com duas vitórias: 2 a 1 na Arena e uma goleada de 4 a 1 no Centenário, pois o Beira-Rio estava em reforma para a Copa do Mundo. No ano seguinte, a taça viria após um 2 a 1 para o Internacional no jogo final no Beira-Rio, depois de um 0 a 0 na ida na Arena.
O Grenal só voltaria a acontecer na final do Gauchão quatro anos depois. Em 2019, os dois clássicos decisivos terminaram empatados em 0 a 0. Assim, o Grêmio venceria nos pênaltis por 3 a 2 na Arena. Por fim, em 2021, o Tricolor Gaúcho venceu a ida por 2 a 1 no Beira-Rio. O empate em 1 a 1 na volta no estádio gremista proporcionou mais um título para o Imortal.

