Home Futebol Internacional eliminado mantém Grenal decidindo Gauchão só sete vezes desde 2000

Internacional eliminado mantém Grenal decidindo Gauchão só sete vezes desde 2000

Colorado foi eliminado nos pênaltis pelo Caxias neste domingo (26) no Beira-Rio e está fora do Campeonato Gaúcho

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Mais uma vez, não teremos Grenal na decisão do Gauchão. Pelo segundo ano seguido, o Internacional caiu na semifinal do estadual, cujo título será disputado por Grêmio e Caxias. Ontem (26), o time grená eliminou a equipe de Mano Menezes nos pênaltis, vencendo por 5 a 4 nos pênalltis, logo após empate em 1 a 1 no tempo normal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No ano passado, o Grenal ocorreu na semifinal, com o Grêmio levando a melhor sobre o Internacional. Ou seja, desde 2021 que o clássico não ocorre na final do Campeonato Gaúcho. Aliás, o Colorado não vence o estadual desde 2016, indo para sete anos de jejum. Enquanto isso, o Imortal pode conquistar o hexacampeonato.

Um dado curioso é que, desde 2000, Internacional e Grêmio só realizaram a decisão do Gauchão em sete oportunidades. Assim, o primeiro Grenal na final do estadual no Século XXI só ocorreria em 2006. Na ocasião, o Grêmio levantou a taça em pleno Beira-Rio após um empate em 1 a 1, com o 0 a 0 no Olímpico no jogo da ida. Afinal, o regulamento na época previa decisão com gol qualificado fora de casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por dois anos seguidos, o Grenal aconteceria na final do Gauchão em 2010 e 2011. Na temporada de 2010, o Grêmio celebraria a conquista com uma vitória por 2 a 0 no Beira-Rio na ida. O Internacional venceria por 1 a 0 no Olímpico a volta, mas a festa seria tricolor.

Final de 2011 até hoje é comemorada pela torcida do Internacional

No ano seguinte, numa das mais memoráveis decisões da história do estadual, o Internacional triunfou. Na ida no Beira-Rio, vitória do Grêmio por 3 a 2. Na volta no Olímpico, o Colorado devolveu o placar de forma épica depois de sair perdendo e conseguir a virada. Posteriormente, venceria nos pênaltis. Simbolicamente, as equipes tinham como técnicos Paulo Roberto Falcão e Renato Gaúcho, considerados os maiores jogadores da história de cada clube.

Por mais dois anos consecutivos, o Grenal decidiria o Gauchão. Em 2014 e 2015, o Internacional comemoraria diante de seu maior rival. Na temporada de 2014, o Colorado atropelou o Grêmio com duas vitórias: 2 a 1 na Arena e uma goleada de 4 a 1 no Centenário, pois o Beira-Rio estava em reforma para a Copa do Mundo. No ano seguinte, a taça viria após um 2 a 1 para o Internacional no jogo final no Beira-Rio, depois de um 0 a 0 na ida na Arena.

PUBLICIDADE

O Grenal só voltaria a acontecer na final do Gauchão quatro anos depois. Em 2019, os dois clássicos decisivos terminaram empatados em 0 a 0. Assim, o Grêmio venceria nos pênaltis por 3 a 2 na Arena. Por fim, em 2021, o Tricolor Gaúcho venceu a ida por 2 a 1 no Beira-Rio. O empate em 1 a 1 na volta no estádio gremista proporcionou mais um título para o Imortal.

PUBLICIDADE
Better Collective