Paulinho brilha, Atlético-MG bate o Carabobo e avança na Libertadores
Atacante fez um gol e deu duas assistências em vitória do Galo na segunda fase da competição sul-americana
O Atlético-MG confirmou o favoritismo ao derrotar o Carabobo, da Venezuela, por 3 a 1 na noite desta quarta-feira, no Mineirão, no jogo decisivo da segunda fase da Copa Libertadores. Hulk, Paulinho e Edenilson marcaram para o Galo. Pernía descontou para os venezuelanos.
Classificado à terceira fase, a última antes da fase de grupos, o Atlético-MG agora espera o vencedor do duelo entre Millonarios (COL) e Universidad Católica (EQU) que se enfrentam nesta quinta-feira (02), às 21h (horário de Brasília), no El Campín, em Bogotá. O jogo de ida terminou empatado sem gols.
Atlético-MG é dominante no início do primeiro tempo, mas vacila no fim
O Atlético-MG foi escalado pela primeira vez com o lateral-direito Saravia e o zagueiro Mauricio Lemos entre os titulares. O Galo teve o domínio da posse de bola e tomou a iniciativa do ataque desde os primeiros minutos.
A torcida atleticana não demorou muito para soltar o grito de gol. Aos 15, Paulinho ajeitou de cabeça para Hulk soltar chute forte e abrir o placar. Dois minutos depois, o Galo deixou muito bem encaminhada a classificação. Patrick deixou com Pedrinho, que chutou para defesa de Vachoux. Paulinho, livre de marcação, pegou rebote e completou para o gol.
Apesar da larga vantagem no início, os jogadores do Atlético-MG demonstraram certo nervosismo. Hulk e Edenilson foram amarelados por faltas duras em rivais.
O Galo tirou o pé do acelerador nos minutos finais. O Carabobo chegou pela primeira vez com perigo aos 40. Pernía cruzou e Apaolaza cabeceou para defesa espetacular de Éverson.
Os venezuelanos descontaram aos 47. Pernía chutou de fora da área, a bola desviou em Jemerson e Éverson não conseguiu defender.
Galo fica com um a mais no início do segundo tempo e amplia
O Atlético voltou do intervalo com Zaracho na vaga de Pedrinho. Com um minuto, Patrick arriscou de longe e Vachoux espalmou. O Carabobo ficou com um jogador a menos logo aos três. Pernía acertou o braço no rosto de Hulk. O lateral, que já tinha recebido amarelo no primeiro tempo, foi advertido novamente e acabou indo mais cedo para o chuveiro.
Mesmo com a superioridade numérica, o Galo demorou a criar perigo. Isso só ocorreu aos 22. Dudu acertou bomba de fora da área e o goleiro espalmou. Cinco minutos depois, Edenilson recebeu de Paulinho, fintou a marcação e chutou para o gol.
Paulinho foi substituído e saiu aplaudido pela torcida. Vargas entrou em campo. Em sua primeira jogada, o chileno foi acionado por Hulk e bateu cruzado para defesa de Vachoux.
Aos 39, Patrick foi derrubado dentro da área e o árbitro assinalou a penalidade. Vargas desperdiçou a cobrança. Sorte que a chance perdida não fez a diferença.
O Galo voltará a atuar pela Libertadores nas próximas duas quartas-feiras. Mas antes do jogo de ida, a equipe vai enfrentar o Democrata-GV no sábado (04), às 16h30, no Mamudão, pela última rodada do Campeonato Mineiro.
FICHA TÉCNICA: Atlético-MG 3 x 1 Carabobo
Data: 01 de março de 2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Diego Haro (Peru).
Auxiliares: Michael Orue (Peru) e Stephen Atoche (Peru)
VAR: Silvio Trucco (Argentina)
Cartões amarelos: Atlético-MG: Hulk, Edenilson e Allan; Carabobo: Gustavo González, Juan Cuesta e Juan Pérez
Cartão vermelho: Pernía (Carabobo)
Gols: Hulk, Paulinho e Edenilson (CAM); Pernía (CAR)
ATLÉTICO-MG: Éverson; Saravia, Maurício Lemos (Nathan Silva), Jemerson, Dodô; Allan, Edenilson (Igor Gomes), Patrick (Hyoran) e Pedrinho (Zaracho); Paulinho (Vargas), Hulk. Técnico: Eduardo Coudet.
CARABOBO: Jérémy Vachoux; Juan Cuesta, Leonardo Aponte, Lujano e Miguel Pernía; Gustavo González (Moussa Bagayoko); Francisco Flores, Juan Camilo; Michael Covea (Carlos Sosa), Balza (Gabriel Vargas), Francisco Apaolaza (Edson Tortorelo). Técnico: Juan Tolisano.

