Santos tem maior jejum entre os clubes da Série A sem ganhar título
Desde quando o Peixe venceu o Campeonato Paulista de 2016, o Alvinegro Praiano amarga o maior jejum dos times do Brasileirão Série A
Divulgação/Santos
O momento do Santos não é das melhores. Afinal, o Peixe amargou, pelo terceiro ano seguido, a desclassificação na primeira fase do Campeonato Paulista, inclusive flertando com o rebaixamento. Dessa forma, o Alvinegro Praiano completou sete anos sem vencer o estadual.
Aliás, a conquista do Paulistão de 2016 diante do Audax de Fernando DIniz foi a última taça erguida pelo clube. Ou seja, entre os 20 clubes do Brasileirão Série A, o Santos é o que amarga o maior jejum.
Desse modo, depois do bicampeonato conquistado pelo Santos naquela temporada, a equipe não conseguiu mais disputar a final do Paulistão. Aliás, o último título encerrou uma incrível sequência do Peixe de oito decisões seguidas a partir de 2009, quando venceu cinco vezes: no tri de 2010 a 2012 e no bi de 2015 e 2016.
Nos últimos sete anos, ocorreram alguns momentos em que o Santos mais se aproximou de títulos. Na própria temporada de 2016, seria vice-campeão do Brasileirão Série A, posição que repetiria três anos depois, em 2019. Assim, chegaria na final da Libertadores na edição de 2020, perdendo para o Palmeiras por 1 a 0 no Maracanã.
Santos, Internacional, América-MG e Vasco não conquistam os estaduais há sete anos
Além do Santos, outros três representantes do Brasileirão Série A estão sem vencer os estaduais desde 2016: Internacional, América-MG e Vasco da Gama. Contudo, enquanto o Colorado celebrou a Recopa Gaúcha em 2017, o Coelho festejou o Brasileirão Série B em 2017 e o Cruzmaltino comemorou a Taça Rio de 2021.
Com a vantagem de jogar pelo empate, o Goiás pode se classificar para a final do Campeonato Goiano nesta segunda-feira (20), para enfrentar o Atlético-GO. Logo após vencer a ida por 1 a 0, o Esmeraldino receberá o Anápolis no Estádio da Serrinha, em Goiânia, às 19h (horário de Brasília). Alíás, o Goiás não ergue a taça do estadual desde 2018.
Duas equipes paulistas ganharam seus últimos títulos em 2019: o Corinthians no Paulistão e o Red Bull Bragantino no Brasileirão Série B. Já Athletico-PR, Bahia, Botafogo e São Paulo comemoraram, em 2021, Copa Sul-Americana, Copa do Nordeste, Série B e Paulistão, respectivamente.
Por fim, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Fluminense e Grêmio são os atuais campeões estaduais. Além disso, o Flamengo é o detentor da Copa do Brasil e da Libertadores; o Palmeiras ganhou as últimas edições de Paulistão, Brasileirão Série A e Supercopa do Brasil; o Cruzeiro venceu o Brasileirão Série B; e o Fortaleza a Copa do Nordeste em 2022.

