Home Futebol Torcedores do Liverpool serão reembolsados após confusão na final da Champions League

Torcedores do Liverpool serão reembolsados após confusão na final da Champions League

A Uefa reembolsará os torcedores dos Reds que foram prejudicados e erroneamente considerados culpados pela confusão na última temporada

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Nessa terça-feira, se tornou manchete na Europa a decisão da Uefa, organização que rege o futebol no continente quanto ao reembolso dos torcedores prejudicados durante a final da Champions League do ano passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na ocasião, fãs do Liverpool foram atacados com gás lacrimogêneo pela polícia francesa após erros cometidos pela instituição na organização do evento. Agora, esses serão reembolsados. Com isso, todos os 19618 torcedores ingleses presentes terão seu dinheiro devolvido. Os preços das entradas variam entre 59,40 libras a 585,70.

Além de terem sido atacados violentamente com gás lacrimogêneo, os torcedores ingleses ainda foram culpados erroneamente pela Uefa e pelo governo francês, sendo considerados os responsáveis pelo distúrbio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Contudo, um relatório oficial elogiou o comportamento dos fãs do Liverpool durante a confusão e ainda considerou que tanto a Uefa quanto o governo francês foram responsáveis pela confusão na entrada do estádio.

Após o relatório se tornar público, a Uefa se desculpou com o Liverpool e prometeu reembolsar quem não conseguiu entrar no estádio e os que tem direito de pedir o reembolso, citando um “esquema especial de reembolso” para os torcedores.

Uefa está sendo criticada pela atuação no jogo entre Liverpool e Real Madrid na Champions League

Após a entidade ter sido considerada culpada pelo ocorrido, a instituição se manifestou pedindo desculpas pelo ocorrido no dia do jogo e também anunciando o planejamento para o reembolso dos fãs.

PUBLICIDADE

“Reconhecemos as experiências negativas daqueles adeptos no dia e com este esquema reembolsaremos os adeptos que compraram bilhetes e que foram os mais afetados pelas dificuldades de acesso ao estádio”, se manifestou a entidade.

PUBLICIDADE

Além da Uefa, a polícia francesa também foi muito criticada pela atuação no dia do jogo. Os críticos afirmam que a instituição não foi proativa para impedir que os moradores locais invadissem o estádio pulando cercas e catracas, mas acabaram atacando torcedores inocentes com spray de pimenta e gás lacrimogêneo.

Better Collective