Home Mercado da Bola Vélez Sarsfield fecha retorno de Ricardo Gareca, ex-Palmeiras, para substituir Alexander Medina; saiba os detalhes

Vélez Sarsfield fecha retorno de Ricardo Gareca, ex-Palmeiras, para substituir Alexander Medina; saiba os detalhes

Ricardo Gareca teve breve passagem pelo Palmeiras; argentino comandou a equipe paulista em 13 partidas no Brasileirão de 2014

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O técnico Ricardo Gareca está de volta ao Vélez Sarsfield. No começo da tarde desta quarta-feira (1), o presidente Miguel Callelo acertou os últimos detalhes do retorno do técnico de 65 anos, que havia deixado o comando da seleção peruana em outubro de 2022.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Ricardo Gareca assinou contrato até dezembro de 2023. O acordo entre as partes prevê a extensão do vínculo caso o clube conquiste Campeonato Argentino ou a Copa da Liga Argentina.

Esta será a segunda passagem do treinador pelo Vélez Sarsfield. Ele trabalhou pela primeira vez no clube de 2009 a 2014. O ciclo só foi interrompido por causa de uma proposta irrecusável para comandar o Palmeiras em 2014.

PUBLICIDADE

Porém, Ricardo Gareca teve breve passagem pelo clube paulista devido aos maus resultados na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse ínterim, foram 13 partidas, quatro vitórias, um empate e oito derrotas.

Ainda segundo apurou a reportagem, Ricardo Gareca retorna ao Vélez Sarsfield acompanhado do seu “time de confiança”: o auxiliar técnico Sergio Santín e o preparador físico Néstor Bonillo que trabalharam com ele no clube há nove anos.

Ricardo Gareca sempre foi considerado a principal opção de Miguel Callelo para assumir o lugar do uruguaio Alexander Medina que foi demitido no último sábado após a derrota do time por 2 a 1 para o Boca Juniors, no Estádio José Amalfitani.

Ele chega com a missão de comandar o Vélez Sarsfield nas campanhas no Campeonato Argentino e Copa da Liga Argentina, onde a equipe pega o Deportivo Español, dia 19 de março, em jogo válido pela primeira fase do torneio.

PUBLICIDADE

Ricardo Gareca recusou convite para treinar seleção sul-americana

Ricardo Gareca teve passagem bem sucedida pela seleção peruana entre 2015 e 2022. Nesse período, ele classificou a equipe para a Copa do Mundo da Rússia de 2018. Além disso, conduziu Paolo Guerrero e companhia ao vice-campeonato da Copa América de 2019.

Logo após anunciar o fim do ciclo do seu trabalho à frente do Peru, o treinador ficou disponível no mercado da bola. Desde então, o argentino passou a ser o principal alvo da Federação Equatoriana de Futebol para assumir o lugar de Gustavo Alfaro na seleção equatoriana.

O treinador tinha um acordo verbal para comandar a “La Tri” a partir de março. Apesar disso, a entidade demorou a formalizar a proposta dando brecha para que Ricardo Gareca voltasse a ouvir novas propostas. Diante disso, ele acertou seu retorno para o Vélez Sarsfield.