No último domingo (19), o Real Madrid enfrentou o Barcelona no Camp Nou e foi derrotado por 2 a 1. Enquanto o resultado deixou o título da LaLiga nas mãos dos catalães, um outro assunto recebeu destaque. Mais uma vez, Vinícius Júnior foi alvo de ofensas racistas vindas de torcedores do Barça. Este é o oitavo caso que gera uma denúncia da LaLiga às autoridades.
Nesta quinta-feira (23), a organização da LaLiga oficializou a oitava denúncia de racismo contra Vinícius Júnior. Apesar de não especificar as ofensas, a organização destacou que “mais uma vez se observou comportamento racista intolerável contra Vinicius Jr.”.
Linha do tempo das oito denúncias da LaLiga contra racismo sofrido por Vinícius Júnior
Barcelona, em outubro de 2021: A primeira denúncia da organização que cuida do Campeonato Espanhol ocorreu após um torcedor do Barça chamar o atacante brasileiro de “macaco”, em El Clássico.
Mallorca, março de 2022: A LaLiga novamente anunciou que enviou denúncia às autoridades por ofensas racistas contra Vini Jr. em confronto com o Mallorca.
Atlético de Madrid, setembro de 2022: Mais uma denúncia da organização que comanda o Campeonato Espanhol. Desta vez o motivo foi ofensas racistas vindas dos torcedores do Atleti, rival do Real Madrid, dirigidas ao atacante brasileiro.
Valladolid, dezembro de 2022: Quarto caso de racismo contra Vinícius Júnior em uma partida da LaLiga. Neste caso, a torcida do clube pertencente a Ronaldo Fenomeno faz cântigos de ódio contra o atacante brasileiro.
Mallorca, fevereiro de 2023: Novamente a torcida do Mallorca foi alvo de denúncia da organização por xingamentos racistas contra Vini Jr., mas neste caso houve um identificado que recebeu punição.
Osasuna, fevereiro de 2023: Partida entre Osasuna e Real Madrid rendeu a quinta denúncia da LaLiga sobre racismo contra Vinícius Júnior.
Real Bétis, março de 2023: LaLiga faz a sétima denúncia de racismo de torcedores contra Vinícius Jr., do Real Madrid. São três casos em cerca de um mês.
Barcelona, março de 2023: Caso mais recente da lista. Durante o El Clássico do último domingo (19), foi possível ouvir torcedores do Barcelona desejando a morte de Vini Jr., atacante do Real Madrid. A LaLiga anunciou a oitava denúncia às autoridades.

