Após nova orientação da CBF, acréscimos no Brasileirão Série A disparam em 53%
Uma das novidades da competição já apareceu na primeira rodada
Disputada no último fim de semana, a primeira rodada do Brasileirão Série A teve impressionantes 141 minutos de acréscimos dados pelos árbitros, índice aproximadamente 53% superior ao registrado na rodada inaugural da edição 2022 que teve 92 minutos, segundo levantamento feito pelo Torcedores.com.
O elevado número de acréscimos segue a tendência vista na última Copa do Mundo disputada no Catar. O brasileiro Raphael Claus, inclusive, quebrou recorde com 27 minutos somando os dois tempos na goleada da Inglaterra sobre o Irã (6 a 1), na primeira rodada do Grupo B.
“A Copa do Mundo é uma referência também para a arbitragem. Acréscimo por comemorações de gols e marcação de pênalti, quando o árbitro, para fazer toda a gestão, gasta no mínimo um minuto. Só esses dois exemplos, se levarmos para os jogos, temos mais alguns minutos de acréscimos desses tempos que antes os árbitros não tinham em conta e agora precisam estar atentos para repor”, afirmou Wilson Luiz Seneme, presidente da comissão de arbitragem da CBF, durante a pré-temporada dos árbitros no início de abril, no Rio de Janeiro.
Na primeira rodada do Brasileirão Série A 2023, os jogos tiveram ao menos 10 minutos de acréscimos somando os dois tempos (caso de Flamengo 3 x 0 Coritiba). O maior número foi registrado nos jogos Fortaleza 1 x 1 Internacional e Corinthians 2 x 1 Cruzeiro. Ambos tiveram 17 minutos. Este último duelo foi o único onde o árbitro foi recomendado para fazer a checagem na cabine do VAR. Anderson Daronco reviu decisão de falta de Gil em Filipe Machado e confirmou o gol do Timão marcado por Róger Guedes.
Veja abaixo o tempo de acréscimos na 1ª rodada do Brasileirão Série A 2023
Palmeiras 2 x 1 Cuiabá – 15 minutos (8 no primeiro tempo e 7 no segundo tempo)
América-MG 0 x 3 Fluminense – 13 minutos (4 no primeiro e 9 no segundo)
Athletico 2 x 0 Goiás – 12 minutos (6 no primeiro e 6 no segundo)
Botafogo 2 x 1 São Paulo – 14 minutos (8 no primeiro e 6 no segundo)
Red Bull Bragantino 2 x 1 Bahia – 13 minutos (7 no primeiro e 6 no segundo)
Fortaleza 1 x 1 Internacional – 17 minutos (7 no primeiro tempo e 10 no segundo)
Atlético-MG 1 x 2 Vasco – 14 minutos (7 no primeiro tempo e 7 no segundo tempo)
Corinthians 2 x 1 Cruzeiro – 17 minutos (8 no primeiro tempo e 9 no segundo tempo)
Flamengo 3 x 0 Coritiba – 10 minutos (3 no primeiro tempo e 7 no segundo tempo)
Grêmio 1 x 0 Santos – 16 minutos (8 no primeiro tempo e 8 no segundo tempo)

