A Warner Bros. Discovery está perto de confirmar a compra dos direitos de transmissão da Champions League a partir da temporada 2024/2025. Caso vença a novamente a disputa, a principal competição de clubes da Europa seguirá sendo exibida em canais como TNT e Space na TV fechada. Nesse ínterim, o ‘SporTV’, canal esportivo da Globo na TV por assinatura, deve ficar sem mais uma das principais competições de futebol da atualidade.
Em sua coluna no portal ‘R7’, o jornalista Flávio Ricco fez um levantamento das maiores baixas do canal, como a Libertadores, por exemplo. A principal competição de clubes da América do Sul terá exibição da ESPN na TV fechada entre 2023 e 2026. O canal da Globo também não tem nenhuma liga europeia importante, enquanto o Grupo Disney conta com os Campeonatos Inglês, Espanhol, Francês, Italiano.
Ademais, no cenário nacional, o Brasileirão Série A a preferência será do Premiere através do pay-per-view, enquanto a Globo exibe a competição na TV aberta. Na Copa do Brasil, o SporTV terá que dividir jogos com a plataforma de streaming da Amazon.
Nesse cenário, resta ao SporTV se tornar o canal oficial do Brasileirão Série B, dividindo atenções com a Band na TV aberta.
Por fim, vale lembrar que o canal esportivo da Globo na TV por assinatura não transmitiu os Campeonatos Paulista e Carioca, principais estaduais do país.
Tabela detalhada da Série B nas primeiras rodadas.
Transmissão da Band, Sportv e Premiere. pic.twitter.com/cpbNXcIFxm
— Narradores Brasileiros (@NarradoresB) April 5, 2023
Globo quer Champions League na TV aberta:
Embora tudo caminhe para que o SporTV fique sem a Champions na TV Fechada, a Globo negocia os direitos da competição para TV aberta. O principal concorrente da emissora carioca é o SBT, que também está na disputa.
Segundo o site ‘Notícias da TV’, um diretor da Globo admitiu que a proposta do canal foi “conservadora”, porque a empresa tem outras prioridades. A preferência da emissora está, por exemplo, no futebol brasileiro. O SBT, por sua vez, fez uma oferta considerada “robusta” e “animadora”.
Ainda sim, existe a possibilidade de Globo e SBT dividirem os direitos da Champions League na TV Aberta por causa da mudança na forma de venda. Atualmente, a nova regra prevê que os pacotes das partidas do torneio sejam negociados por dia de jogos. Ou seja, uma empresa pode adquirir os direitos dos jogos de terça ou quarta, contudo, ela não pode comprar os dois pacotes.

