Na noite de ontem (04), o Santos foi até a Bolívia e derrotou o Blooming, por 1 a 0, pela primeira rodada da Copa Sul-Americana.
O gol foi marcado pelo zagueiro Eduardo Bauermann, no finalzinho do jogo. Depois da partida, a Conmebol usou as redes sociais para parabenizar o Santos e também para cometer uma gafe, dizendo que o time da Vila venceu na altitude.
“Vitória na raça! Na altitude da Bolívia, o Santos venceu o Blooming por 1-0, com um gol nos acréscimos. Estreia com o pé direito do Peixe no Grupo E da Sul-Americana”, escreveu a entidade.
Porém, a partida foi disputada no Estádio Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, que fica a cerca de 420 metros do nível do mar, segundo mapa topográfico.
Para fazer uma comparação, a altitude de São Paulo está em torno de 780 m. ou seja, é quase duas vezes maior que a da cidade boliviana.
💪⚫⚪ Vitória na raça! Na altitude da Bolívia, o @SantosFC venceu o @BloomingOficial por 1-0, com um gol nos acréscimos.
🐳 Estreia com o pé direito do Peixe no Grupo E da CONMEBOL #Sudamericana!#GrandeConquista pic.twitter.com/Z1zK0vDKqj
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) April 5, 2023
“Jogar na altitude da Bolívia” é algo sempre falado e temido pelos clubes. Mas, nem todas as cidades bolivianas são assim. O que pode ter confundido a entidade.
A dificuldade de altitude acontece nas cidades que se situam na Cordilheira dos Andes, a quilômetros de distância do mar. La Paz, capital do país, por exemplo, se localiza a mais de quatro mil metros de altitude.
Com a vitória, o Santos divide a liderança do grupo E com o Newell’s Old Boys-ARG, que venceu o Audax Italiano-CHI também por 1 a 0, fora de casa.

