Home DESTAQUE Em corrida caótica, Verstappen se manteve inteiro e vence GP da Austrália

Em corrida caótica, Verstappen se manteve inteiro e vence GP da Austrália

Com apenas 12 carros terminando a prova, piloto da Red Bull sobrevive a três bandeiras vermelhas e dispara na liderança

Mateus Costa Urcezino
Colaborador do Torcedores

Teve de tudo no GP da Austrália de 2023. Acidentes, três interrupções, relargadas, polêmicas… No entanto, o que não mudou foi o vencedor. Max Verstappen se livrou da confusão e garantiu a segunda vitória da temporada. Apesar das dificuldades no começo, em que perdeu a ponta para as duas Mercedes, ele conseguiu se recuperar e confirmou o triunfo.

PUBLICIDADE

Hamilton e Russel deixam Max para atrás

Na largada, George Russel surpreendeu Verstappen e tomou a liderança. O neerlândes ficou encaixotado junto com o Lewis Hamilton, que aproveitou e tomou o segundo lugar. Mas quem não teve a mesma sorte mais uma vez foi Charles Leclerc. O ferrarista foi tocado por Lance Stroll e estacionou na brita, acionando o primeiro Safety Car da prova.

Após a saída do SC, os dois pilotos da Mercedes mantiveram a ponta, mas quando estavam conseguindo suportar a pressão do Max, mais um acidente e agora provocando bandeira vermelha. Alex Albon rodou sozinho e estancou a mureta de proteção, para desespero de Russel que havia parado momentos antes.

PUBLICIDADE

Russel abandona

Depois de quase meia hora de interrupção, os competidores fizeram procedimento de relargada parada. Na liderança, Hamiton até conseguiu sustentar o intenso sufoco de Verstappen, mas duas voltas depois não teve jeito. Com um carro muito superior, o piloto da Red Bull passou com facilidade o heptacampeão.

Parece que o dia não era mesmo de Russel, pois na volta 20, o motor de sua Mercedes estourou e o deixou a pé. O Safety Car Virtual foi implantado e na liberação da pista, várias ultrapassagens no pelotão de trás. Destaque para Sérgio Pérez, que já aparecia em nono e também uma linda passagem de Carlos Sainz para cima do Gasly.

Com final maluco, Verstappen fica com a taça

A partir desse momento, a corrida ficou tranquila para Max, que aumentava a vantagem. No entanto, faltando três voltas, Kevin Magnussen tratou de dar mais emoção à prova. O piloto dinamarquês encostou o pneu traseiro no guard rail e quebrou a suspensão, deixando a roda solta na pista, com isso os comissários acionaram a segunda bandeira vermelha do GP.

Na terceira relargada do dia, um verdadeiro caos. Primeiramente, Carlos Sainz bateu no Lance Stroll, que ocasionou a batida das duas Alpines. Nas últimas posições, Sargeant tocou no Nick de Vries e os dois também abandonaram. Foram simplesmente seis carros envolvidos nesse grande acidente.

PUBLICIDADE

Após uma demora de 20 minutos, em que gerou dúvidas em relação as posições reais dos pilotos, os comissários estabeleceram que a corrida seria retomada com apenas uma volta e que os pilotos cruzariam a linha de chegada. Verstappen não teve nada a ver com isso, saiu vivo do caos e conquistou a segunda vitória da temporada.