Home Futebol Eric Faria critica cobranças para Sampaoli falar português: “Bastou assumir o Flamengo”

Eric Faria critica cobranças para Sampaoli falar português: “Bastou assumir o Flamengo”

Jornalista da Globo afirmou que as pessoas que criticam Sampaoli são as mesmas que debocharam de Joel Santana tentando falar inglês

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O jornalista Eric Faria, repórter da TV Globo, comentou sobre as críticas recebidas por Jorge Sampaoli, novo treinador do Flamengo. Apresentado no clube Rubro-Negro no início da semana, o técnico deu entrevista em espanhol, e causou incômodo. A colunista Milly Lacombe, do UOL Esporte,  por exemplo, afirmou se irritar com a situação a falta de interesse do argentino em tentar falar português.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No Twitter, Eric Faria questionou as críticas feitas ao técnico do Flamengo. O jornalista citou Joel Santana, que tentou falar inglês quando estava no comando da seleção da África do Sul, e foi alvo de brincadeiras.

Bastou o Sampaoli assumir o Flamengo pro “espanhol” do argentino ser um problema. Desde quando as pessoas são obrigadas a falar outros idiomas que não o seu? As pessoas que criticam o Sampaoli são as mesmas que zombaram do Joel Santana que tentou se expressar em ingles. Vai vendo….”, começou o jornalista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como o tema rendeu. A espetacular Pia Sundhage assumiu a seleção feminina em 2019, portanto há quatro anos, e só dá entrevistas em inglês. É assim que ela se sente à vontade pra se expressar. Simples assim”, acrescentou.

Bielsa também vira exemplo:

Em resposta a um seguidor, que mencionou a chegada de Pep Guardiola ao Bayern de Munique falando alemão, Eric Faria citou Marcelo Bielsa, também em razão do idioma, pois, segundo o jornalista, o técnico argentino comandou o Leeds, da Inglaterra, entre 2018 e 2022 sem falar inglês.

PUBLICIDADE

Ótimo. Do mesmo jeito que o Bielsa é adorado pelo trabalho no Leeds e não falou em inglês. O meu ponto é: o idioma não tem que incomodar as pessoas. Pra uns é mais fácil aprender. Pra outros, não”, escreveu Eric Faria.

Milly Lacombe se ‘irrita’ com Sampaoli:

Durante participação no programa UOL News Esporte, Milly Lacombe falou sobre a entrevista coletiva de Sampaoli em sua apresentação no Flamengo. A jornalista lembrou que apesar de o treinador já acumular dois trabalhos anteriores no futebol brasileiro ele ainda não fala português. Segundo ela, Sampaoli deveria, ao menos, tentar falar o idioma do país onde trabalha.

Ele está no Brasil. Ele treinou o Santos e o Galo, tenta falar português. Pelo amor de Deus, não tem uma palavra que ele tente, ele simplesmente senta lá e fala espanhol. Pega uma aula, faz aí um intensivo, não é possível que isso seja normal e que a gente não vai criticar. Isso me irrita em um nível que eu não consigo dizer quanto. Nosso complexo de vira-lata faz a gente aceitar que a gente tem que se esforçar para falar a língua do outro”, disse.

Better Collective