O goleiro do Coritiba, Gabriel Vasconcelos, questionou a nova regra que limita a movimentação dos arqueiros em pênaltis. O atleta não conseguiu neutralizar uma cobrança de Gabigol no jogo de ontem (16), quando o craque marcou na vitória do Flamengo por 3 a 0, em jogo válido pelo Brasileirão, no Maracanã.
“A orientação é que não podia me movimentar. Não pode fazer mais nada. Daqui a pouco vão engessar o goleiro e falar para o cara bater. Ali é uma disputa do atacante com o goleiro. São regras que vão engessando o futebol” comentou o atleta.
A nova regra foi estabelecida após a Copa do Mundo 2022, devido ao comportamento do goleiro Emiliano Martínez, da Argentina. O atleta da Albiceleste costumava intimidar os seus adversários com grande movimentação antes das cobranças.
A nova determinação estabelece um perímetro para os goleiros, que são obrigados a permanecer estáticos na linha de gol até o chute. Desta forma, o arqueiro está impossibilitado de se movimentar ou de distrair o cobrador.
Com um trabalho impecável no Coxa, Gabriel Vasconcelos defendeu todas as cobranças do Coritiba nos últimos jogos. Antes de sofrer o tento de Gabigol, o atleta neutralizou Cuiabá, Fortaleza e Criciúma.

