Home Futebol Gols, assistências e outras marcas; veja o balanço de Nenê pelo Vasco

Gols, assistências e outras marcas; veja o balanço de Nenê pelo Vasco

O camisa 10 do Cruz-Maltino, em comum acordo, deixa o clube depois de sete temporadas

Márcio Padula
Jornalista e publicitário. Redator e editor de conteúdos para sites, revistas, jornais, blogs, informativos. Trabalho com mídia impressa, publicidade e assessoria de comunicação há mais de 25 anos. Experiência em jornais, revistas, blogs, atuando na elaboração, redação e editoração de textos, matérias, colunas. Responsável, por 10 anos, por uma editora de revistas customizadas. Mais de cinco anos de experiência em publicidade e desde 2021 editor de conteúdo na empresa Navve (torcedores.com).

Anderson Luiz de Carvalho, ou simplesmente Nenê, camisa 10, vice-artilheiro e o jogador com mais assistências do Vasco da Gama no século 21, agora se despede do clube.

Bem como, aos 41 anos, sete temporadas, chegou a hora de Nenê dizer um até logo para o Vasco.

PUBLICIDADE

Em outras palavras, pelo menos como jogador do time de São Januário, Nenê se despede, pois deve voltar em 2024, aí com um cargo na área administrativa.

Sobretudo, o camisa 10 já pode ser considerado um dos grandes personagens Vascaínos da última década, e conta para isso com números expressivos no Vasco.

PUBLICIDADE

Números expressivos e nome na história    

Assim, oficialmente, Nenê atuou por quase 200 jogos pelo Cruz-Maltino, ou exatas 199 partidas.

Porém, na contagem do clube, que inclui amistosos, o camisa 10 já possui 204 jogos, com a partida de número 200 acontecendo em 05.03, contra o Flamengo.

Nessa partida, Nenê entrou no segundo tempo da vitória por 1 a 0, valendo pela Taça Guanabara.

Para Nenê, não tem preço: “Completar 200 jogos é especial, estou muito feliz e muito honrado. Só fiquei bravo pois queria fazer um golzinho”, brincou o meia ofensivo, quando da entrevista depois do jogo.

PUBLICIDADE

Ainda, desses 204 jogos, 188 Nenê entrou como titular, perdendo espaço nesta temporada, já por conta da parte física.

Esse ano, o jogador passou a ser reserva no time do técnico Maurício Barbieri.

Portanto, Nenê marcou 63 gols, nesses 204 jogos, sendo assim, o segundo maior artilheiro do clube no século 21, ficando atrás apenas de Romário (131 gols).

Mas, o meia ofensivo também é um excelente “garçom”, com uma marca expressiva também em assistências, sendo o primeiro lugar no século: ao todo, foram 50 passes para gols no Vasco.

PUBLICIDADE

Nenê marcou seu último gol pelo Cruz-Maltino no mês retrasado, em 23 de fevereiro, sendo um belo gol na goleada sobre o Trem-AP, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Foram duas passagens pelo Vasco, a primeira entre 2015 e 2018 e depois entre 2021 e 2023.

Por fim, Nenê conquistou o título do Campeonato Carioca de 2016 e ainda, naquele ano, disputou 17 jogos e marcou sete gols. Já em 2017, foi campeão da Taça Rio.

Agora, Nenê deve se despedir da torcida dentro de campo, em um jogo especial, após sua aposentadoria.

PUBLICIDADE

Outra definição é que o camisa 10 pendure as chuteiras ao fim desta temporada.

No Vasco, ainda sem função definida, Nenê tem acordo com a SAF para retornar ao clube em 2024 e iniciar sua carreira fora dos gramados.