O anúncio de que Jorge Sampaoli é o novo treinador do Flamengo gerou curiosidade sobre como o argentino vai aproveitar um elenco reconhecido pela qualidade técnica e capaz de jogar um futebol envolvente.
A resposta será conhecida apenas com a divulgação das escalações e a realização dos próximos jogos. No entanto, o profissional da bola já deu indícios do que pensa em relação ao time rubro-negro.
Em agosto do ano passado, Jorge Sampaoli concedeu entrevista para os canais SporTV, ao aceitar um convite para participar do programa Bem,Amigos!.
O Flamengo já dava sinais de recuperação sob o comando de Dorival Júnior, dois meses depois do brasileiro substituir o português Paulo Sousa, por conta da sequência de maus resultados.
“O Flamengo, no atual estado de ânimo dos jogadores, com a qualidade e a sequência natural de ataque, parece ilógico que esteve em 14° (no Brasileirão Série A)”, declarou Jorge Sampaoli.
“Quando o treinador pensa que o jogador tem que se adaptar ao seu estilo, e não o contrário, o fracasso está assegurado. Sigo pensando que o futebol não é do treinador, mas dos jogadores”, concluiu.
O argentino conhece boa parte do elenco flamenguista. Isso por algumas razões. A primeira delas é que Jorge Sampaoli já trabalhou no Santos e no Atlético-MG.
Nesse sentido, teve que estudar o plantel rubro-negro para enfrentá-lo em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro.
Além disso, o treinador já foi parceiro de cinco jogadores do Flamengo. São eles, os chilenos Erick Pulgar e Vidal, o meio-campista Gerson, além dos atacantes Marinho e Bruno Henrique.
Sampaoli trabalhou com Pulgar e Vidal na seleção chilena. A relação com Gerson foi próxima no francês Olympique de Marseille. Já com Marinho e Bruno Henrique, a parceria ocorreu no Santos.

