Fora há dois meses, o jogador do Paris Saint-Germain ainda é o melhor
Assim, o camisa 10 do PSG não atua desde o dia 19 de fevereiro e tem previsão de retorno somente daqui quatro meses.
Portanto, nesta semana, Neymar completará dois meses fora dos gramados, após sofrer lesão no tornozelo direito, em partida pelo PSG no Campeonato Francês.
Ainda assim, há tempos sem entrar em campo, o jogador segue sendo o brasileiro com mais participações em gols nas cinco principais ligas europeias em 2022/23.
Especificamente nos principais campeonatos nacionais, ou seja: França, Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha, nenhum outro jogador brasileiro tem mais gols e assistências.
O jogador que mais se aproxima é Gabriel Martinelli, que nesse fim de semana deu um passe para um dos gols do Arsenal, no jogo contra o West Ham.
A última partida de Neymar, em fevereiro, foi na vitória por 4 a 3 sobre o Lille, pela 24ª rodada do Campeonato Francês.
Bem como, Neymar fez um gol e uma assistência, deixando o campo de maca, chorando muito, aos cinco minutos do segundo tempo.
Lesão constatada e procedimento cirúrgico
Na ocasião, foram feitos exames que constataram a lesão ligamentar, e já realizada uma cirurgia.
Neymar, hoje com 31 anos, já havia se lesionado no mesmo local, em jogo da Copa do Mundo.
Top 5 dos jogadores brasileiros
Os jogadores que estão no top 5 do ranking participações em gols de brasileiros nas principais ligas, além de Neymar e Martinelli, são: Vinicius Junior, do Real Madrid; Gabriel Jesus, do Arsenal; e Firmino, do Liverpool.
Ainda sobre Neymar, no Campeonato Francês, ele segue como o segundo maior garçom, contando todos os jogadores da competição, atrás apenas de Messi, que tem 14 assistências.
Neymar tem 11 jogos a menos que Gabriel Martinelli, segundo colocado.
Dentro do top 10, apenas Gabriel Jesus, que ficou afastado por mais de três meses por conta de lesão no joelho, tem menos partidas que o camisa 10 do Paris Saint-Germain. São 19 contra 20.
Por fim, contabilizando todas as competições na temporada 2022/23, Neymar também é líder.
Confira o top 5:
Neymar (PSG) – 34 participações (18 gols e 16 assistências)
Vini Jr (Real Madrid) – 31 participações (18 gols e 13 assistências)
Gabriel Martinelli – 20 participações (14 gols e seis assistências)
Rodrygo – 19 participações (dez gols e nove assistências)
Raphinha – 18 participações (nove gols e nove assistências)

