Home Futebol Pesquisa mostra que Palmeiras vem crescendo como maior rival do Flamengo; veja top-3

Pesquisa mostra que Palmeiras vem crescendo como maior rival do Flamengo; veja top-3

Opinião dos torcedores do clube carioca refletiu cenário de disputa acirrada por títulos nos últimos anos

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Principal concorrente do Flamengo nos últimos anos, o Palmeiras, segundo pesquisa da CNN/Itatiaia/Quaest, cresceu como maior rival da equipe carioca. Ainda que o Vasco seja apontado como o grande oponente do Rubro-Negro, o time alviverde superou Botafogo e Fluminense, que possuem uma relação mais próxima pela localização no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste cenário, 19% dos entrevistados apontaram que a maior rivalidade em solo nacional do Flamengo ocorre com o Palmeiras. Em 2023, os clubes mediram forças pela Supercopa, duelo que terminou com vitória do Verdão por 4 a 3. Agora, existe a expectativa por novos embates na Copa do Brasil e Libertadores, além dos dois confrontos no Brasileirão.

Enquanto isso, mesmo com as quatro últimas decisões no Carioca, o Fluminense ficou fora do top-3. Finalista da Copa do Brasil de 2022 e derrotado pelo Flamengo, o Corinthians completa o topo da relação com Vasco e Palmeiras. Na atual temporada, o Tricolor das Laranjeiras, com uma remontada histórica, conquistou o torneio estadual após uma goleada por 4 a 1, resultado que impactou na demissão de Vítor Pereira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja abaixo os números envolvendo os maiores rivais do Flamengo no país.

  1. Vasco – 41%
  2. Palmeiras – 19%
  3. Corinthians – 15%

Com mais de 6.500 entrevistas, a pesquisa colheu dados importantes em relação ao futebol brasileiro. Antes da organização dos dados, houve uma divisão entre 325 cidades brasileiras, com o relatório tendo menos de 1.5 de margem de erro.

“A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.”, afirmou a publicação.

Better Collective