Home Futebol 6 desafios para Vanderlei Luxemburgo encarar no Corinthians após reestreia com derrota

6 desafios para Vanderlei Luxemburgo encarar no Corinthians após reestreia com derrota

Treinador do Timão precisará apagar diversos “incêndios” nesse recomeço de trabalho no Parque São Jorge

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Vanderlei Luxemburgo é um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro e tem uma história de sucesso em duas passagens pelo Corinthians. Mas após um tempo fora do mercado, ele retorna ao Parque São Jorge com um cenário desafiador tanto em relação ao seu próprio trabalho como em relação ao clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jogadores em má fase e um cenário político conturbado são apenas alguns dos problemas pelos quais Luxemburgo terá que passar.

Confira abaixo a lista elaborada pelo Torcedores.com em relação aos principais desafios da terceira passagem de Luxa pelo Timão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Momento ruim do Corinthians dentro de campo

O Corinthians terminou a 3ª rodada do Brasileirão na zona de rebaixamento após derrotas para o Goiás e Palmeiras. Além disso, nem mesmo o fator casa fez a diferença na Libertadores. Isso porque o clube foi derrotado na competição pelo Argentinos Juniors e Independiente del Valle.

Dessa forma, além de precisar tirar o time das últimas posições, Luxa precisará de uma campanha perfeita nos próximos jogos da Copa Libertadores da América para conseguir sua classificação para a próxima fase.

“Renatodependência”

O camisa 8 se lesionou na vitória do Timão frente o Liverpool-URU. Coincidência ou não, desde sua saída o Corinthians não conseguiu ter nenhuma atuação de destaque, mesmo nas vitórias contra o Cruzeiro e Remo.

PUBLICIDADE

Como Renato Augusto só deve voltar em junho, o treinador terá que achar formas de o time jogar sem seu principal meia de criação.

PUBLICIDADE

Atletas do Timão em má fase técnica

Luxemburgo já recuperou jogadores no passado e pelo visto precisará repetir a dose em 2023. Medalhões do elenco como Fagner e Fábio Santos já são questionados pela torcida.

Balbuena e Maycon, com atuações ruins nos últimos jogos, são outros dois jogadores que estão devendo desde que retornaram ao Corinthians. Giuliano, que chegou a se destacar no Paulistão, é outro que caiu de desempenho.

Por fim temos Yuri Alberto, centroavante que a torcida esperava que fizesse a diferença neste ano, mas que chegou a marca de nove partidas sem gols, seu maior jejum desde que chegou ao Timão em 2022.

Espaço para jovens jogadores?

As escalações recentes do Timão e a má fase de alguns jogadores colocam em dúvida algumas opções e esse será outro desafio para Luxemburgo. Matheus Bidu, que chegou a ser visto como descartável por parte da torcida, vem fazendo bons jogos e pedindo espaço no time titular.

PUBLICIDADE

O jovem Murillo, quinta opção para a zaga, aproveitou a brecha dos últimos jogos e foi um dos poucos que foi elogiado pela torcida tanto na derrota para o Palmeiras como no tropeço frente o Independiente del Valle.

Luxemburgo irá manter ambos no time titular? Caso isso aconteça como fica a situação de Fábio Santos ou mesmo de Bruno Méndez, que segue com seu futuro indefinido no clube?

Pedro, jovem promessa da base, vai ganhar mais espaço com Luxa? O mesmo caso vale para Giovane, Felipe e Biro.

Pressão política no Corinthians

Após dois anos de uma gestão elogiada na parte financeira, Duilio Monteiro Alves vive seu pior momento na presidência.

PUBLICIDADE

A pressão pelas escolhas por Fernando Lázaro e em seguida Cuca geraram muita repercussão negativa não só na torcida como internamente no clube. A própria escolha por Luxemburgo também foi vista como arriscada.

Nesse caso, o trabalho de Luxa é evitar que os problemas extracampo da política alvinegra impactem nos jogadores.

Luxemburgo tendo que se provar seu trabalho

O último desafio é em relação ao treinador em si. Isso porque para muitos Luxa é visto como um profissional ultrapassado. Apesar de sua carreira vitoriosa, existe a dúvida se ele poderá a comandar um trabalho de alto nível após retrospecto ruim no seus últimos clubes.

Better Collective