Após muitas especulações, o Corinthians anunciou Vanderlei Luxemburgo como novo treinador para a sequência de 2023. Ana Thaís Matos avaliou a contratação do novo comandante e elogiou a carreira do técnico, mas pontuou sobre os desafios que ele deve enfrentar no cenário atual do clube.
“Luxemburgo foi o treinador que eu mais admirei no campo. Nossa geração do futebol dos anos 90 deve muita da nossa paixão também ao que ele construiu”, ressaltou a jornalista.
Hoje com 70 anos, o treinador viveu um período de ouro entre a década 90 e o começo dos anos 2000, com títulos em Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro e outros. No entanto, o principal questionamento é em relação ao tempo em que Luxemburgo não engrena um trabalho consistente.
“Sobre o estilo dele e a escolha do Corinthians, uma coisa não tem nada a ver com outra. Ele é só o escudo dessa diretoria”, disse Ana Thaís, que passou a criticar a diretoria do clube de Itaquera.
“Hoje, Vanderlei tem como trunfo a experiência e tem uma bomba-relógio na mão. Ele será auxiliado por quem conhece essa nova estrutura de futebol do Corinthians cheia de vícios e problemas”, pontuou ela: “Vai conseguir romper? A direção quer rupturas? Ou quer mudar pra manter tudo como está?”, questionou.
Luxemburgo chega para assumir a vaga deixada por Cuca, que pediu demissão após fortes protestos da torcida do Alvinegro Paulista. O contrato do novo treinador é válido até dezembro deste ano, quando termina o mandato do presidente Duilio Monteiro Alves.
Em seus últimos trabalhos, Vanderlei até teve bons momentos, como quando foi campeão estadual com o Palmeiras. No entanto, ele não conseguiu dar sequência. Ana Thaís, por fim, analisou o momento da carreira do treinador:
“Só mais uma coisa: no Palmeiras, lembro do (Felipe) Melo sendo oficialmente zagueiro e a alavanca para os garotos da base. Quando o Palmeiras quis dar um upgrade viu os limites do atual Vanderlei e foi para outro (Abel Ferreira). Não tem nenhum paralelo que possa ser feito no momento”, afirmou ela.
Momento do Corinthians na temporada
Vindo de derrota para o Palmeiras, no último fim de semana, o Corinthians tem pela frente o importante desafio diante o Independiente del Valle, nesta terça-feira (2), na Neo Química Arena, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.

