Home Futebol Após quatro rodadas, apenas um time brasileiro permanece invicto na Libertadores

Após quatro rodadas, apenas um time brasileiro permanece invicto na Libertadores

A 4ª rodada da fase de grupos da competição continental da Conmebol foi encerrada nesta quinta-feira (25)

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

A fase de grupos da Libertadores começa a se encaminhar para a sua conclusão. Faltando duas rodadas, todas as equipes brasileiras seguem vivas na luta pela classificação para as oitavas-de-final. Umas com situações mais tranquilas e firmes na luta pela vaga. Outras encaram mais dificuldades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entretanto, nenhuma das equipes brasileiras conseguiu disparar na liderança de seus respectivos grupos. Tanto que apenas um time do país continua sem perder depois da conclusão da 4ª rodada da fase que antecede o mata-mata da Libertadores. Esta equipe é o Internacional.

Nesta quinta-feira (25), o Colorado encerrou uma incômoda sequência de cinco derrotas consecutivas e venceu o Metropolitanos-VEN por 2 a 1 em Caracas. Alan Patrick (pênalti) e Luiz Adriano marcaram na etapa inicial os gols que decretaram a vitória do Internacional, que passou sufoco no segundo tempo. Mas o time gaúcho garantiu o resultado, fazendo as pazes com a vitória e assumindo a liderança do Grupo B com oito pontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Afinal, o Internacional conseguiu a segunda vitória na Libertadores, a segunda em cima do Metropolitanos. Aliada a mais dois empates, o Colorado de Mano Menezes é o único brasileiro invicto da competição continental.

Outros dois times brasileiros estavam invictos na Libertadores até esta semana

Já que ontem (25), o Fluminense, que tinha 100% de aproveitamento, perdeu a invencibilidade ao ser derrotado por 1 a 0 pelo The Strongest-BOL, em La Paz. Mesmo assim, o Tricolor de Fernando Diniz tem a classificação encaminhada, sendo líder isolada do Grupo D com nove pontos.

Pelo Grupo A, o Flamengo faz uma campanha irregular e, na segunda colocação, viu o Racing-ARG disparar na ponta com 10 pontos, contra cinco do Rubro-Negro. Na estreia, o time carioca perdeu fora de casa para o Aucas-EQU por 2 a 1.

PUBLICIDADE

O Palmeiras também foi derrotado em seu primeiro jogo na Libertadores. Utilizando uma equipe reserva, o Verdão de Abel Ferreira levou 3 a 1 do Bolívar-BOL na altitude de La Paz. O Alviverde divide a primeira colocação do Grupo C com os bolivianos com nove pontos, e ambos estão a um empate da classificação matemática.

PUBLICIDADE

Já o Corinthians é o brasileiro com a situação mais difícil na competição organizada pela Conmebol. Fora da zona de classificação do Grupo E, o Timão é o terceiro colocado com quatro pontos. O Coringão foi derrotado nos dois jogos que fez em casa, sendo superado na Neo Química Arena por Argentinos Juniors-ARG e Independiente del Valle-EQU.

Por fim, no Grupo G, o Athletico é líder com sete pontos e o Atlético-MG o vice com seis. O Furacão viu sua invencibilidade na Libertadores ir embora nesta 4ª rodada, ao levar a virada de 2 a 1 do Galo no Mineirão nesta terça (23). Já o time mineiro soma duas derrotas na competição continental, tendo perdido seus dois primeiros jogos na fase de grupos. Em casa, levou 1 a 0 do Libertad-PAR e diante do próprio Athletico-PR, foi superado por 2 a 1 na Arena da Baixada.

Better Collective