Clubes brasileiros repudiam racismo contra Vinícius Júnior; saiba mais
Diversos clubes do Brasil reagiram a mais um episódio de discriminação racial contra o atacante do Real Madrid em LaLiga
Aitor Alcalde/Getty Images
Na tarde do último domingo (21), a partida entre Valencia e Real Madrid teve que ser interrompida após graves ataques racistas contra o atacante Vinícius Júnior. Após mais um episódio de discriminação racial com o atacante, os clubes brasileiros também divulgaram comunicados em repúdio ao caso, cobrando punições e prestando solidariedade a Vini Jr.
Até este momento, 18 clubes do Brasileirão Série A e outros da Série B se manifestaram sobre o novo caso de racismo contra Vinícius Júnior. Os dois clubes da primeira divisão que ainda não divulgaram comunicados sobre o assunto foram Internacional e Bahia. Confira os comunicados dos clubes brasileiros ao final do texto.
Além dos clubes brasileiros, personalidades como Ronaldo Fenômeno, Neymar e Mbappé manifestaram apoio ao atacante do Real Madrid após mais um caso de racismo no futebol espanhol. O caso também teve pronunciamento da CONMEBOL e da CBF. Confira abaixo:
Clubes brasileiros manifestaram apoio após o novo episódio de racismo contra Vinícius Júnior
Os posicionamento de personalidade e de clubes do Brasil vêm devido aos eventos ocorridos na tarde do último domingo (21), Vinícius Júnior foi alvo de gritos racistas vindos de parte do estádio do Valencia, que recebia o Real Madrid em partida da LaLiga. Os gritos diziam “mono” (macaco, em espanhol), além de outras falas de ódio.
O atacante do Brasil e do Real Madrid se revoltou, chamando o árbitro para apontar alguns dos agressores da arquibancada e mostrar que alguns ainda faziam gestos de macaco para ele. A partida então foi paralisada e o sistema de som do estádio pedia às pessoas para pararem com os atos.
Depois de quase nove minutos de paralisação, o jogo foi retomado. No entanto, o atacante brasileiro foi envolvido em uma confusão com o goleiro do Valencia, Mamardashvili e teve expulsão recomendada pelo VAR, apesar de ter sido puxado pelo pescoço por trás e se desvencilhado. Em segundo plano, a partida terminou com placar favorável ao Valencia, por 1 a 0, diante do Real Madrid.
Abaixo, as notas dos clubes brasileiros sobre o novo caso de racismo contra Vinícius Júnior:

