Home Futebol “Com racismo, não tem jogo”: CBF se mobiliza após caso de Vinícius Júnior

“Com racismo, não tem jogo”: CBF se mobiliza após caso de Vinícius Júnior

Ação motivada após o episódio recente envolvendo o jogador do Real Madrid foi feita pela Confederação Brasileira de Futebol

Por Nayla Lima em 27/05/2023 22:50 - Atualizado há 3 anos

(Foto: Divulgação CBF)

O mais recente caso de racismo sofrido por Vinícius Júnior na Espanha na partida contra o Valencia incentivou novamente as medidas contra o racismo na sociedade e no esporte. Assim, a CBF preparou uma ação educativa para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro, com título “com racismo, não tem jogo”.

CBF prepara nova ação educacional

Na próxima rodada do Brasileirão, os atletas entrarão nos gramados usando uma camiseta preta com os dizeres: “com racismo, não tem jogo”. A frase também estará presente na braçadeira dos capitães, assim como na moedinha do sorteio ao início da partida.

Além disso, antes de colocar a bola para rodar, os atletas se ajoelharão em campo como uma forma de protesto para o mais recente episódio de racismo contra Vinícius Júnior. E nas telas, os estádios também exibirão um vídeo produzido pela CBF com a participação de artistas também com a mesma frase.

A ação é importante para combater incidentes como o sofrido por Vinícius Júnior, assim como um caso recente no Chile com o Santos. Assim sendo, as ações educativas buscam criar um debate social e evitar novos problemas dentro e fora dos estádios.

O que aconteceu com Vinícius Júnior?

No campeonato espanhol, os torcedores do Valencia proferiram ofensas para o jogador brasileiro, após avisar o árbitro, os torcedores e atletas começaram a incentivar os cânticos racistas. Assim, houve uma confusão generalizada no gramado que resultaria na expulsão de Vinícius Júnior.

Após o incidente, três torcedores foram detidos e acusados, mas liberador rapidamente, possivelmente após pena de multa. Em decisão inédita, o LaLiga fechou um setor do estádio Mestalla e multou o Valencia, assim como anulou a expulsão de Vinícius Júnior e demitiu o encarregado do VAR que indicou a penalidade para o brasileiro.

Exit mobile version