Home Futebol ‘El Loco’ Bielsa vai treinar a terceira seleção em sua carreira

‘El Loco’ Bielsa vai treinar a terceira seleção em sua carreira

Treinador irá dirigir mais uma seleção da América do Sul

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

A seleção do Uruguai apresentou ontem (18) o seu novo treinador. Trata-se de Marcelo Bielsa, conhecido como “El Loco”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bielsa é argentino e tem 67 anos. Ele é conhecido por ser “louco”, no bom sentido. Tem um futebol muito ofensivo e muitas vezes inventivo. O treinador é uma inspiração para alguns treinadores, como Sampaoli, que está no Flamengo.

E essa vai ser a terceira vez que Bielsa irá treinar uma seleção. Todas sul-americanas. A sua primeira experiência foi na Argentina, seu país de origem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ‘Loco’ Bielsa treinou os argentinos entre 1998 e 2004. Ele dirigiu a seleção na Copa do Mundo de 2002, mas não foi bem, sendo eliminado na primeira fase. Em 2004, porém, dirigiu a seleção nas Olimpíadas e foi campeão.

Em 2007, teve a sua segunda experiência à frente de uma seleção. Dirigiu o Chile, ficando até 2011. Ele comandou os chilenos na Copa do Mundo de 2010. Foi eliminado nas oitavas de final, justamente para o Brasil, perdendo por 3 a 0.

Bielsa irá estrear pelo Uruguai em junho, em amistosos contra Cuba e Nicarágua.

PUBLICIDADE

Relembre a carreira de Marcelo Bielsa

Além das seleções, Bielsa tem uma carreira no futebol argentino, mexicano e europeu. O treinador iniciou a sua carreira profissional no Newell’s Old Boys (Argentina), em 1990.

PUBLICIDADE

Depois, passou pelo Atlas (México), América (México), Vélez Sarsfield (Argentina), até ir para o futebol europeu.

Na Europa, seu primeiro clube foi o Espanyol (Espanha), em 1998. Foi seu último clube antes de dirigir as seleções da Argentina e Chile.

Depois que deixou a seleção chilena, em 2011, foi para o Athletic Bilbao (Espanha). Então, depois, passou por times como Olympique de Marseille (França), Lazio (Itália), Lille (França) e Leeds United (Inglaterra). O Leeds foi o seu último clube antes da seleção uruguaia. Ele deixou o clube inglês no ano passado.

Better Collective