Na noite deste sábado (6), a partir das 21h00, Fluminense e Vasco da Gama medem forças no estádio do Maracanã, em clássico da quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Embalado após a goleada por 5 x 1 sobre o River Plate, da Argentina, que manteve os 100% de aproveitamento na Libertadores, o Tricolor carioca encara o Cruz-Maltino, que busca reação depois do tropeço em casa diante do Bahia, pelo Brasileirão.
Mas quem é o maior vencedor do centenário “Clássico dos Gigantes“, um dos mais tradicionais duelos do futebol brasileiro? Confira a seguir.
Fluminense x Vasco: quem leva a melhor?
Os dois clubes já estiveram em campo frente a frente em 374 oportunidades e o retrospecto é favorável ao Vasco, que possui 147 vitórias contra 120 triunfos do Fluminense, mais 107 partidas que terminaram com igualdade no marcador.
O Cruz-Maltino já assinalou 548 gols nas redes do Tricolor e sofreu 506, acumulando um saldo positivo de 42 tentos.
Pelo Campeonato Brasileiro, foram 60 jogos e a vantagem continua sendo do Vasco com 21 vitórias e 16 derrotas, mas prevalece o maior número de empates: 23.
O duelo já aconteceu em 225 ocasiões pelo Campeonato Carioca e, na competição estadual, o retrospecto é totalmente equilibrado, registrando 80 triunfos para cada lado e 65 igualdades.
No Maracanã, palco do clássico deste sábado, foram 234 confrontos já realizados, somando 84 vitórias vascaínas e 66 tricolores, além de 84 empates.
Em São Januário, os dois rivais já se encontraram 48 vezes, com o dobro de vitórias dos donos da casa: 24 x 12, mais 12 empates.
Já no estádio das Laranjeiras, são contabilizadas 42 partidas e a vantagem, embora pequena, dessa vez pertence ao Fluminense, que possui 20 vitórias e 16 derrotas, com mais seis empates.
O primeiro e o último jogo
A primeira vez em que Fluminense e Vasco se enfrentaram foi há pouco mais de 100 anos, no dia 11 de março de 1923, em amistoso realizado no campo da Rua Figueira de Melo, e os vascaínos venceram pelo placar de 3 x 2.
O último “Clássico dos Gigantes” aconteceu em 12 de fevereiro deste ano, pela oitava rodada do Campeonato Carioca, também no Maracanã, e o Fluminense superou o rival por 2 x 0.
Os dois gols foram assinalados pelo atacante argentino Germán Cano, o últimos deles já nos acréscimos do segundo tempo.
Brasileirão Série A: confira os árbitros de todos os jogos da quarta rodada https://t.co/okuihHoacn pic.twitter.com/k5DeKLlQvF
— Torcedores.com (@Torcedorescom) May 5, 2023
Fluminense x Vasco: as maiores goleadas
O marcador mais elástico a favor do Fluminense aconteceu há 82 anos, em duelo do Campeonato Carioca de 1941, realizado no estádio das Laranjeiras, quando o Tricolor anotou 6 x 2 sobre o Cruz-Maltino.
E a maior goleada do Vasco da Gama diante do rival foi registrada 11 anos antes, no Carioca de 1930: 6 x 0 para a equipe vascaína.
O clássico que anotou o maior número de gols marcados foi disputado na inauguração do estádio da Rua Bariri, que terminou com triunfo tricolor por 5 x 4.
O maior artilheiro
Quem mais vezes balançou as redes no retrospecto geral do “Clássico dos Gigantes” foi o ex-centroavante, ex-presidente e maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite, com 36 gols, que faleceu em janeiro passado.
O ex-jogador do Fluminense, Thiago Neves, é o autor do gol de número 1.000 da história do confronto, na vitória tricolor por 2 x 1 em duelo válido pelo Brasileirão de 2012.
Confira abaixo onde assistir ao vivo Fluminense x Vasco neste sábado (6), pelo Brasileirão Série A:
Brasileirão Série A: confira onde assistir aos jogos da quarta rodada https://t.co/2TAX7jL5CO pic.twitter.com/zSxw3WExDQ
— Torcedores.com (@Torcedorescom) May 4, 2023

