Além das boas atuações de 2023, Fábio segue quebrando recordes nessa Libertadores. Ao estrear pelo Fluminense ele se tornou o brasileiro que mais participou competição — essa temporada representa a décima Libertadores na carreira do arqueiro. Agora, ele pode se igualar a outro ícone desse campeonato, o ex-goleiro e ídolo do Tricolor paulista Rogério Ceni.
No próximo jogo do Fluminense, Fábio chegará a 90 jogos pela Libertadores, número que Rogério Ceni também atingiu. Em sua carreira, Fábio disputou 81 partidas na competição sul-americana pelo Cruzeiro, duas pelo Vasco e seis pelo Fluminense, somando assim 89 jogos. Quando chegar à sétima partida pelo Tricolor carioca nessa Libertadores, Fábio vai se igualar a Rogério Ceni.
Caso o Fluminense siga na competição, Fábio, que hoje tem 42 anos, poderá se consolidar ainda mais como o brasileiro com o maior número de atuações no campeonato continental.
Jornal Extra fez uma lista com os os 11 jogadores com o maior número de participações na Libertadores:
- 113 — Éver Almeida
- 106 — Sergio Aquino
- 96 — Vladimir Soria
- 95 — D’Alessandro
- 95 — Lucas Pratto
- 94 — Anthony Ávila
- 92 — Willian Ortiz
- 90 — Rogério Ceni
- 89 — Fábio
- 89 — Enzo Pérez
- 89 — Pedro Rocha
Nesta terça-feira, o Fluminense vai enfrentar, às 21h00, o River Plate pelo grupo D da Libertadores em jogo marcado para o Maracanã. O time de Fábio lidera o grupo com seis pontos; já os argentinos têm três.
Caso saia vitorioso do jogo, o Tricolor carioca praticamente encaminha sua classificação na Libertadores, o que pode também significar uma marca ainda mais importante de Fábio na competição, com a possibilidade de o goleiro ficar até mesmo entre os cinco jogadores com maior número de participação no campeonato continental.
Fábio, que saiu de uma maneira muito ruim do Cruzeiro, vem se destacando no Fluminense nessa Libertadores.

