O Senador Magno Malta foi denunciado no Conselho de Ética por falas consideradas racistas por outros parlamentares. A saber, o congressista disse que a imprensa está “revitimizando” Vini Jr. e que deveriam defender o macaco (animal) porque é muito inteligente e ficou exposto nessa história.
Confira trecho da fala de Magno Malta sobre o caso Vini Jr.:
“Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto, veja quanta hipocrisia, certo? E o macaco é inteligente, é bem pertinho do homem, a única diferença é o rabo. Ágil, valente, alegre, tudo que você possa imaginar”, disse o senador. Por fim, disse que se fosse um jogador negro, entraria em campo com uma leitoa branca.
Colegas da Câmara, Senado e muitos internautas se manifestaram contra falas do parlamentar
Vale destacar, que logo após as declarações de Magno Malta sobre a polêmica envolvendo Vini Jr. na Espanha, houve rápida reação de seus colegas. Em destaque, o senador Fabiano Contarato frisou que como pai de duas crianças negras, não poderia ignorar o que testemunhou no Senado. Por conseguinte, avisou que já acionou o STF pedindo instauração de inquérito policial.
Na Câmara dos deputados também houve grande alvoroço de muitos parlamentares. A saber, um dos deputados a se pronunciar foi Chico Alencar do PSOL. A saber, ele avisou que o seu partido estará entrando com uma representação contra o senador Magno Malta no Conselho de Ética do Senado e uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal.
Por fim, vale lembrar, que Vini Jr. foi alvo mais uma vez de torcedores racistas que o chamaram de macaco. A saber, o lamentável episódio ocorreu no último domingo, dia 22, na partida entre Valencia e Real Madrid, válida pela LaLiga e que causou revolta em várias partes do mundo. Confira a repercussão na web sobre as falas de Magno Malta:

