Home Futebol Por onde andam os últimos oito artilheiros da Copa do Mundo sub-20

Por onde andam os últimos oito artilheiros da Copa do Mundo sub-20

Lista com nomes desconhecidos até estrelas mundiais

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

A Copa do Mundo sub-20 começou a todo vapor. Com grandes promessas como Casadei, Andrey Santos, Marcos Leonardo e tantos outros, a competição é a mais importante da categoria.

PUBLICIDADE

Portanto, o Torcedores.com relembra nomes que passaram no torneio e deixaram sua marca. Veja os últimos oito artilheiros da Copa do Mundo sub-20.

2005: Lionel Messi – Argentina – 6 gols

Um dos maiores jogadores da história, Messi também desfilou seu talento na competição. Hoje campeão do torneio principal, o ainda jovem garoto franzino guiou a Argentina no seu primeiro grande título com os hermanos. Três anos depois, a base da seleção seria bicampeã olímpica.

PUBLICIDADE

2007: Sergio Aguero – Argentina – 6 gols

Da mesma forma que Lionel Messi, Sergio Aguero guiou outra brilhante seleção da Argentina. O atacante ídolo do Manchester City, anotou 6 gols em 2007. Dessa forma, também ajudou o país na medalha de ouro das Olimpíadas, no ano seguinte. Hoje, o centroavante está aposentado.

2009: Dominic Adiyiah – Gana – 8 gols

Artilheiro ganês, Adiyiah ajudou a seleção ganesa em uma decisão emocionante nos pênaltis contra o Brasil. Em seguida, com o sucesso no torneio, acabou contratado pelo Milan, onde sequer atuou. Após rodar por diversas equipes se aposentou no futebol tailandês, em 2019.

2011: Henrique Almeida – Brasil – 5 gols

No retorno da competição para a América do Sul, o Brasil foi quem brilhou levantando a taça após oito anos. Aquela base contava com nomes importantes do Sul-Americano sub-20, anteriormente. Artilheiro e craque da competição, Henrique Almeida rodou por times como São Paulo, Botafogo, Grêmio, Bahia, Sport e Coritiba. Atualmente defende o América-MG.

2013: Ebenezer Assifuah – Gana – 6 gols

Na edição da Turquia, a seleção de Gana teve mais um artilheiro, Ebenezer Assifuah. O atacante ajudou o país africano alcançando um terceiro lugar. No entanto, a carreira não deslanchou, defendendo o KDA FC, da Malásia, aos 29 anos.

PUBLICIDADE

2015: Viktor Kovalenko – Ucrânia – 5 gols

A princípio, apesar de não ter alcançado nem a semifinal, Kovalenko ainda foi capaz de balançar as redes cinco vezes. Aos 27 anos, o meia segue na ativa pelo Spezia, da Itália. No total, são 18 jogos e uma assistência do ucraniano que pertence a Atalanta.

2017: Riccardo Orsolini – Itália – 5 gols

Orsolini anotou 5 gols na Copa do Mundo sub-20 disputada na Coreia do Sul. Em suma, tal desempenho, colocou a Itália em um terceiro lugar, melhor campanha da história do país. Na temporada atual, o ponta-direita tem ganhado destaque junto a boa campanha do Bologna. São 11 gols e 4 assistências disputando o Calcio, ainda conta com convocação para a seleção principal.

2019: Erling Haaland – Noruega – 9 gols

Um dos principais atacantes do futebol mundial, Erling Haaland já dava indícios do seu instinto artilheiro desde cedo. O norueguês marcou nove gols em apenas uma partida, suficiente para quebrar o recorde e se tornar artilheiro da edição. Agora na artilharia da Premier League e Champions League, o centroavante é um dos grandes favoritos na Bola de Ouro, curiosamente, seu concorrente é Lionel Messi, o primeiro da lista no levantamento de artilheiros.