Home Futebol Presidente do Fortaleza revela como “achou” Vojvoda no mercado e tentativa por Diniz

Presidente do Fortaleza revela como “achou” Vojvoda no mercado e tentativa por Diniz

Mandatário do Tricolor contou os bastidores da procura do novo técnico em 2021

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Em maio de 2021, o Fortaleza surpreendia ao anunciar a contratação do desconhecido técnico Juan Pablo Vojvoda, ex-Unión La Calera-CHI. Hoje, o profissional é um dos mais respeitados no cargo no futebol brasileiro e só tem menos tempo de comando que Abel Ferreira, do Palmeiras. Curiosamente, ambos mediram forças nas oitavas de final da Copa do Brasil a partir desta quarta-feira (17).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista ao programa “Os Donos da Bola”, da Band, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, contou que após a saída de Rogério Ceni para o Flamengo, no primeiro semestre de 2021, o objetivo era Fernando Diniz, que tinha o perfil desejado pelo clube. No entanto, o treinador mostrou que não tinha interesse em treinar o Tricolor.

“Depois que o Rogério saiu para o Flamengo, a gente queria achar um perfil de treinador com a mesma vocação ofensiva, um cara que gosta da bola, que ataque, que busca o gol. A minha primeira tentativa foi o Diniz, que estava livre no mercado na época. Liguei pra ele, conversei. Muito educado, ele agradeceu, disse que gostava do nosso trabalho, mas que naquele momento ele ia ficar no estado de São Paulo e foi verdade. Ele foi para o Santos logo depois”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a tentativa mal-sucedida, o Fortaleza passou a analisar o mercado internacional, até que o diretor de futebol Alex Santiago sugeriu Juan Pablo Vojvoda, um dos técnicos da nova geração argentina.

“Dentro do mercado brasileiro não vimos outro nome com esse perfil. Fomos buscar no mercado internacional. Meu diretor de futebol, Alex Santiago, que assiste tudo, falou que tinha um cara muito bom, que estava no Unión La Calera, do Chile, chamado Juan Pablo Vojvoda. A gente não conhecia. Essa é a verdade”, contou.

“A gente colocou o departamento de análise de desempenho para pesquisar se o Vojvoda era o que a gente queria, ousado, agressivo, com variação de jogadas. Os analistas identificaram esse perfil. Aí fizemos o contato com ele com várias chamadas de vídeo, mandávamos matérias de vídeo de cada jogador. Teve uma interação ali e a gente via que a coisa iria criando um laço. Trouxemos o Vojvoda, já são dois anos, com quatro títulos e hoje ele já é o segundo treinador em quantidade de jogos pelo Fortaleza, superando o Ceni. É um cara excepcional também como ser humano”, encerrou.

PUBLICIDADE

Disputa por Vojvoda no mercado; treinador resiste e permanece no Fortaleza

O sucesso do treinador no Fortaleza despertou o interesse de outros clubes. Marcelo Paz confirmou que na virada do ano, o Atlético-MG fez proposta para levar Vojvoda, que desejou permanecer no Tricolor.

“Ele teve sim algumas propostas, não só do Brasil. Time do México teve interesse, time da Argentina teve interesse. A proposta do Atlético-MG, que eu soube, foi mais concreta, foi na virada do ano. Foi no momento correto, estava terminando o contrato, fizeram de forma ética. Eles foram bem fortes, mas ele [Vojvoda] não quis. Ele optou por ficar no Fortaleza. Ele teve uma valorização salarial interessante, mas o Atlético pagaria mais. Ou seja, ele deixou dinheiro na mesa. Poderia ter ido e ganhar mais

Better Collective