Após garantir o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro no fim da temporada passada, o Cruzeiro iniciou a reformulação no elenco com a saída e chegada de novos jogadores. Desde então, o clube trouxe 19 reforços, porém, três deles ainda não tiveram oportunidade em fazer a estreia: o goleiro Anderson, o volante Fernando Henrique e o atacante Henrique Dourado, último atleta oficializado.
Anderson foi um dos primeiros nomes a serem oficializados no início de 2023, mas logo em seus primeiros treinos pelo clube sofreu fratura nas costelas e demorou um pouco para estar à disposição da comissão técnica. O ex-Athletico foi relacionado pelo técnico Pepa nos últimos jogos, porém, não ainda não foi utilizado já que o titular Rafael Cabral disputou todos os jogos até aqui.
Fernando Henrique, ex-Grêmio, foi submetido à cirurgia no joelho direito no fim de janeiro após sofrer lesão no menisco durante treinamento na Toca da Raposa II.
Há três semanas, o meio-campista iniciou transição física e em breve deve começar a ser relacionado para os jogos do Cruzeiro.
Último reforço do Cruzeiro a ser contratado, o atacante Henrique Dourado ainda não fez a sua reestreia. Na vitória sobre o Red Bull Bragantino, no último sábado, o experiente atleta esteve pela primeira vez no banco de reservas, mas não entrou em campo. Vale lembrar que ele não atua desde agosto do ano passado, quando ainda defendia o Henan Songshan Longmen, da China, e recebeu suspensão da Federação Chinesa por trombar com árbitro.
Os 19 reforços do Cruzeiro contratados para a temporada 2023
O Cruzeiro já anunciou o goleiro Anderson, os zagueiros, Luciano Castan, Neris e Reynaldo, os laterais-direitos William e Igor Formiga, o lateral-esquerdo Marlon, os meio-campistas Richard, Fernando Henrique, Mateus Vital, Ramiro, Wallison, Matheus Jussa e Nikão, e os atacantes Henrique Dourado, Rafael Bilu, Matheus Davó, Gilberto e Wesley.

