Home Extracampo Amigo de Vinícius Júnior presta queixa sobre caso de racismo em Barcelona

Amigo de Vinícius Júnior presta queixa sobre caso de racismo em Barcelona

Felipe Silveira afirma que segurança mostrou banana e pediu para levantar as mãos, confira

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

Amigo de Vinícius Júnior, Felipe Silveira também é assessor pessoal do jogador e prestou queixa às autoridades espanholas no domingo (18). O brasileiro acusa um segurança do Estádio do Espanyol de fazê-lo levantar os braços e mostrar uma banana na entrada da partida entre a seleção brasileira e Guiné no sábado (17).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Amigo de Vinícius Júnior presta queixa

O conflito entre Felipe Silveira e as autoridades de segurança do Estádio foram flagradas pela reportagem da Globo Esporte. O amigo de Vinícius Júnior é negro e tem 27 anos e garante que foi abordado por um segurança que o revistou e disse: “mãos para cima, essa daqui é minha pistola” e mostrou uma banana.

Imediatamente os outros membros da equipe começaram a chamar a polícia, e a reportagem da Globo flagrou a banana no bolso do segurança. O segurança nega feito qualquer ofensa e a mídia não sabe o seu nome. Por sua vez, a estafe de Vini Jr busca acesso às imagens, mas ainsa não foi permitido, mas garantiram que o vídeo era inconclusivo sobre a ocorrência de injúria racial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Posicionamento de outras partes

Depois do jogo, o novo camisa 10 da seleção brasileira afirmou através de redes sociais: “enquanto eu jogava com a já histórica camisa preta e me emocionava, meu amigo foi humilhado e ironizado na entrada do estádio. O tratamentoffoi triste, em todos os momentos duvidaram da cena surreal que aconteceu. Os bastidores são nojentos. Mas para deixar tudo público, pergunto aos responsáveis: onde estão as imagens das câmeras de segurança?”.

A CBF por sua vez também emitiu um comunicado sobre o acontecimento e abriu espaço para defender o caso perante as autoridades. E enfatizou a importância da luta antirracismo no futebol e na sociedade.

Better Collective