Home Lutas André Azevedo aponta quais brasileiros podem ser campeões no UFC

André Azevedo aponta quais brasileiros podem ser campeões no UFC

Em entrevista ao Torcedores.com, André falou sobre o momento ‘sem cinturões’ do Brasil no UFC, após a aposentadoria de Amanda Nunes

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

O Brasil é referência mundo afora nas artes marciais, e no UFC não é diferente. Nomes como Anderson Silva, José Aldo, Vitor Belfort, entre outros, levaram nosso país para um outro patamar no MMA. Mas com a aposentadoria de Amanda Nunes, uma lenda como as citadas, o Brasil ficou ‘sem cinturão’ algum depois de muito tempo no Ultimate.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E a pergunta agora, quem são os brasileiros que podem assumir esse posto de campeão de suas respectivas divisões no UFC. Pois ninguém melhor que André Azevedo, voz do Ultimate aqui em solo nacional, para apontar quem, em sua opinião, pode assumir o cinturão nos próximos meses e anos.

André citou nomes que estão mais próximos do título, como Charles do Bronx, Alexandre Pantoja e Amanda Lemos, e outros que aparecem como expoentes de sua divisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quem são os brasileiros mais próximos do cinturão entre os homens?

“O primeiro de todos é o (Alexandre) Pantoja, que vai lutar dia 8 de julho, peso mosca. E aí temos o Charles (do Bronx) com a oportunidade de pegar o cinturão(dos leves) de volta. Temos o (Alex) Poatan, com a oportunidade de pegar o cinturão de volta. No peso pesado, a gente tem o Jailton Malhadinho, que é um grande nome do esporte, o cara que é um pacote completo também, que vem se dando muito bem, vai ter uma ótima oportunidade pra entrar no top-5 agora no final do ano, em novembro, contra o (Curtis) Blaydes. Nós temos no ‘93 quilos’(meio-pesados), o Poatan como eu já disse, que está na de cima agora. Tem o Johnny Walker, que é outro brasileiro que está chegando forte.”

E para o futuro do UFC?

André Azevedo citou dois nomes específicos que estão em seu início de jornada no UFC, mas já impressionaram: Caio Borralho e Brunno ‘Hulk’ Ferreira.

“Por fora, uma base de lutadores, alguns de categorias mais leves que são bons prospectos para o futuro. O Caio Borralho, que está numa sequência impressionante e aí eu falo do peso-médio nos 84, sequência impressionante, um cara muito focado, o pacote completo, também preocupado em outras coisas que não só dentro do octógono, muito preocupado com a imagem dele, com o conteúdo dele, com mídias sociais. O cara fala inglês. O único brasileiro convidado agora para estar na Semana Internacional de Lutas em loco lá em julho no UFC 290. O próprio Bruno ‘Hulk’ também nos 84 quilos, que vai só para sua segunda luta, mas nocauteou Gregory Robocop, que era o prospecto da divisão.”

PUBLICIDADE

E entre as mulheres?

André também destacou lutadoras melhores rankeadas, e outras ainda começando no Ultimate

PUBLICIDADE

“Entre as mulheres nós temos vários nomes, vários nomes. A Amanda Lemos que vai disputar o cinturão contra a Weili Zhang. Nós temos a Amanda Ribas, que é uma menina que vem com muita consistência. Tabatha Ricci é um nome importante, a Karine Silva, que é muito talentosa. Nós temos a Virna Jandiroba, que infelizmente sofreu uma lesão no joelho, vai ter que fazer uma cirurgia, mas é uma mulher de muito talento e que vem numa ótima fase na carreira. A gente nunca pode descartar a Jéssica Andrade, a Bate-Estaca, que não está mais naquele seu auge, mas é uma menina muito perigosa e muito competente. Então nós temos muitos nomes, principalmente femininos chegando.”

PUBLICIDADE

Better Collective