A semana será marcada pela 5ª e penúltima rodada da fase de Grupos da Libertadores. Entre terça e quinta-feira, dos dias 6 a 8 de junho, todas as equipes entrarão em campo pela competição continental organizada pela Conmebol. Assim, alguns times brasileiros podem sacramentar a classificação para as oitavas-de-final com antecedência, de forma matemática. Todos os horários dos jogos são de Brasília.
Um deles é o Internacional. Mesmo que esteja numa fase ruim, marcada pela recente eliminação na Copa do Brasil, o Colorado pode se garantir no mata-mata nesta quarta (07). Portanto, se derrotar o Nacional-URU em Montevidéu, estará classificado uma rodada antes do término da fase. Aliás, o time de Mano Menezes é o único brasileiro invicto na Libertadores.
Desse modo, a vitória do Internacional no Estádio Parque Central na quarta, às 19h, levaria o Colorado para 11 pontos no Grupo B da Libertadores. Ou seja, não poderia ser mais alcançado pelo próprio Nacional, que permaneceria com sete, além do Metropolitanos-VEN, já eliminado com nenhum ponto conquistado.
Palmeiras e Fluminense jogam por um empate na Libertadores
Já o Palmeiras terá mais facilidades para se classificar com uma rodada de antecedência. Também na quarta (07), o Verdão de Abel Ferreira recebe o Barcelona de Guayaquil-EQU, às 21h30, pela competição continental. Um simples empate no Allianz Parque fará com que o Alviverde não seja mais alcançado pelo próprio time equatoriano, além do Cerro Porteño-PAR, ambos com três pontos.
Afinal, o Palmeiras, com nove, tem dois jogos para somar apenas um ponto, que basta para a classificação matemática no Grupo C da Libertadores.
Outro time brasileiro que está a um empate das oitavas-de-final da competição continental é o Fluminense. Assim, o Tricolor de Fernando Diniz também estará em campo na quarta-feira (07), às 21h30. O adversário será o River Plate-ARG no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
Com nove pontos, o time carioca pode até confirmar a liderança do Grupo D, caso vença novamente o time argentino e o The Strongest-BOL não derrote o Sporting Cristal-PER em La Paz.
No Grupo G, o Athletico pode se classificar matematicamente se vencer amanhã (06) o Libertad-PAR na Arena da Baixada, às 19h. Contudo, o Atlético-MG, mesmo se derrotar o Alianza Lima-PER em Lima também na terça (06), às 21h, precisaria da última rodada para tentar se garantir nas oitavas da competição da Conmebol.
Corinthians será eliminado se perder para o Del Valle
Além do Galo, as duas maiores torcidas do país também não conseguirão a vaga antecipada no mata-mata da Libertadores. Assim, Flamengo e Corinthians terão que aguardar a rodada derradeira da fase de grupos. Mas o Rubro-Negro poderá encaminhar a classificação no Grupo A caso vença o líder Racing-ARG nesta quinta (08), no Maracanã, às 21h. Um ótimo resultado para os cariocas será o empate no confronto entre Aucas-EQU e Ñublense-CHI na quarta (07).
Por fim, o Corinthians é o único time brasileiro que corre riscos de eliminação na competição continental nesta semana. Dessa forma, se perder para o Independiente del Valle-EQU fora de casa na quarta (07), às 19h, não poderá mais alcançar o time equatoriano, nem o Argentinos Juniors-ARG na última rodada da fase de grupos. O empate também não pode ser considerado um bom resultado, ainda que deixe o Timão vivo para a última rodada.

