Home Mídia Esportiva e bastidores Campeão mundial, Edinho pede perdão aos torcedores do Internacional: “Por causa de uma fala, acaba tudo”

Campeão mundial, Edinho pede perdão aos torcedores do Internacional: “Por causa de uma fala, acaba tudo”

Ex-volante conquistou os principais títulos da história colorada, mas ficou marcado por uma declaração na época em que defendeu o Grêmio

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Edinho esteve presente nas maiores conquistas da história recente do Internacional e sempre como titular. Nesse sentido, o ex-volante, campeão da América e do mundo em 2006 pelo Colorado, tinha tudo para ser idolatrado pelos torcedores. Contudo, um episódio ocorrido durante a passagem do ex-jogador pelo Grêmio em 2015 cultivaria uma mágoa, por parte dos simpatizantes da equipe do Beira-Rio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Logo após a histórica vitória tricolor no Grenal por 5 a 0 na Arena em que Edinho participou, o então volante concedeu uma entrevista para o jornal Zero Hora. Nela, declarou que a goleada gremista sobre o Internacional havia sido “o maior título de sua carreira”.

“Penso que o 5 a 0 foi minha maior conquista, trocaria por tudo. Apesar de não valer troféu, no meu modo de ver, foi meu maior título”, disse Edinho, em 2015.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A partir daí, a relação dos torcedores do Internacional com Edinho mudou totalmente, com os colorados tornando o ex-jogador uma persona non grata no clube. Mesmo que tenha participado dos momentos mais felizes da história do time gaúcho, sendo até capitão do título da Copa Sul-Americana em 2008, o ex-volante passou a ter uma enorme rejeição pela torcida alvirrubra.

Edinho criticou jornalista por manchete

Hoje técnico de futebol, Edinho foi entrevistado pelo jornalista Duda Garbi no quadro Um Assado para…, em seu canal no YouTube. Então, mencionou a declaração que magoou os torcedores do Internacional. Nesse sentido, o então volante alegou ter se mostrado grato ao Grêmio por ter recebido uma nova chance na carreira, na ocasião.

“Ressurgi no futebol. Eu tava depressivo, sem chance de novo, e falei isso para ela (jornalista). Aí a gente se arrepende disso 100%. Se tem uma parada, eu não dava nem entrevista. No Inter, eu lutei para caraca para conquistar as coisas. Cheguei em 2002, morava embaixo de alojamento. Sofri tudo que tinha que sofrer. Degrauzinho por degrauzinho, campeão da Libertadores, Sul-Americana, três vezes campeão gaúcho, campeão mundial, foi uma luta para ganhar essas coisas. Por causa de uma fala, acaba tudo. Eu fiquei muito mal com isso”, lamentou.

PUBLICIDADE

Então, Edinho culpou a jornalista da Zero Hora, que não lembrou o nome, por ter estampado na manchete que o jogador trocaria o Mundial do Internacional pelo 5 a 0. “Se você vai ler a entrevista, em nenhum momento eu falo isso. Eu falo que trocaria todos os títulos por este momento e eu explico o porquê”, justificou, acrescentando: “Se eu pudesse voltar atrás, com certeza não teria falado nada”.

PUBLICIDADE

“Eu errei e peço perdão”, disse aos torcedores do Internacional

Por fim, o campeão mundial mandou um recado para os colorados. “Eu tô aqui de coração aberto. Pedir perdão mesmo, errei, errei nesse contexto. Mas deixar sempre claro que a ideia do meu coração foi falar ou externar o que realmente tinha acontecido externamente comigo. E não uma frase para zoar a torcida do Inter. É um clube que eu tenho muito carinho”, concluiu.

Edinho estreou como treinador na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no começo do ano. Assim, comandou o Maringá, que acabou não se classificando na fase de grupos da competição de base. Aliás, a eliminação ocorreu para o Lemense, através do critério de desempate de maior número de cartões amarelos levado pelo time paranaense.

Better Collective