No programa Jogo Aberto, os comentaristas debateram sobre o enfrentamento entre Abel Ferreira e Calleri no Choque-Rei. Entre Cappellanes e Seneme, houve um debate entre ambas as posturas sobre o que aconteceu no jogo, e a postura correta do técnico e do atleta.
Cappellanes rebate Seneme
Seneme defendeu que os árbitros eventualmente erram na sua postura com os técnicos e jogadores. Embora tenha defendido a expulsão do português e disse: ‘foi inusitado. O Raphael Claus tem muita experiência, é um árbitro com nome. Ele tentou administrar uma situação que para a regra do jogo não seria administrada com amarelo. A verdade é que a maneira como foi a relação, essa ação, entre Abel e o Calleri foi uma ação muito forte. Isso é uma ação de cartão vermelho”.
Porém, para Cappellanes não vai por aí, e afirmou que “está jogando os árbitros contra os leões, porque tomam de frente de torcida, de técnicos e de jogadores”. Ainda debate que, embora Claus seja um dos melhores árbitros do Brasil, ele “teria expulsado Abel Ferreira”. Esse pensamento foi contrariado por Denílson que garantiu que, por ser início de jogo o amarelo foi uma forma de controlar o restante de jogo que já estava com os ânimos mais exaltados.
Cappellanes afirma que seria muito mais “digno” da CBF permitir que os próprios árbitros participassem de entrevistas coletivas onde pudessem justificar o acontecido no meio da partida e justificar as decisões tomadas. Assim, garante que deveria “permitir a palavra para o árbitro”.
Comportamento de Abel Ferreira
O comportamento de Abel Ferreira tem sido pauta de conversa entre programas esportivos. Com 8 expulsões desde sua chegada no Palmeiras, o técnico português tem visto a temporada 2023 uma explosão de reclamações e de cartões amarelos que tem preocupado os torcedores do alviverde.

