Home Futebol Corinthians recorre de pena ao STJD por cantos homofóbicos; saiba mais

Corinthians recorre de pena ao STJD por cantos homofóbicos; saiba mais

Timão busca alternativas para não perder mando de campo; incidente aconteceu em clássico contra o Tricolor Paulista

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

O Corinthians sofreu punição com a perda de um mando de campo, devido aos cantos homofóbicos que foram entoados pela sua torcida, em jogo contra o São Paulo, no dia 14 de maio. Em busca da anulação, o Timão deu entrada em um pedido de efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira (19).

O reitor do processo é o auditor Maurício Neves Fonseca, que irá analisar o pedido do Alvinegro nos próximos dias. Vale ressaltar que independente de uma anulação, o Corinthians será julgado no Pleno do STJD.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A equipe do Parque São Jorge foi punida na primeira instância pela 3ª Comissão Disciplinar. que se baseou no artigo 243- G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. De acordo com a lei, “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

O Corinthians foi o primeiro time a sofrer uma punição após a atualização do Regulamento Geral das Competições (RGC), que foi elaborado pela CBF. A nova medida visa combater o preconceito e a discriminação nos estádios, desta forma, casos de racismo, homofobia e de outras práticas serão julgadas pelo STJD.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Better Collective