Home Futebol Decisão de Mbappé pode fazer o PSG acionar o ‘plano Rabiot’

Decisão de Mbappé pode fazer o PSG acionar o ‘plano Rabiot’

Atacante dos parisienses optou por não renovar de forma automática seu contrato, podendo atuar por somente mais uma temporada em Paris; saiba mais

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Nessa semana, o futebol europeu ficou movimentado com informações acerca de Mbappé, que notificou por meio uma carta o PSG de que não pretende renovar seu contrato com o clube francês, que se encerra em junho de 2024. Havia no acordo uma cláusula automática que poderia ser ativada pelo atleta que garantia um ano extra desse acordo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A informação faz com que o PSG se veja em uma situação complicada. Por um lado, o time francês ainda tem sob contrato o seu melhor jogador e pode usá-lo até o final da temporada 2023/24. Entretanto, por outro, quando esse prazo chegar, o seu melhor atleta pode simplesmente sair sem deixar retorno nenhum nos cofres parisienses.

Sendo assim, o PSG terá que avaliar se negocia Mbappé nessa janela de transferências, podendo receber um grande valor em troca, ou permanece com o atleta até o última dia, não recebendo nada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar da situação complicada, ela não é inédita, já tendo acontecido com outro jogadores francês no passado, Adrien Rabiot. Segundo informações do jornal “Sport”, os parisienses podem repetir a “estratégia” usada na época para “punir” o astro.

Método usado pelo PSG contra Rabiot poderia ser aplicado em Mbappé

Rabiot vinha brilhando no PSG no final da década passada, quando decidiu que não renovaria seu contrato com os parisiense. Como resposta, o clube francês deu ordem ao treinador da época Thomas Tuchel, não usar o meio-campista. Dessa forma, ele ficou entre dezembro e junho sem jogar pelo clube, além de treinar separado de seus companheiros e usar uniformes diferentes.

Na época, o craque chegou a ser punido com seis dias de suspensão do salário após ter curtido uma postagem nas redes sociais o ex-jogador Patrice Evra, que comemorou a eliminação do PSG para o Manchester United na Champions League. Após meses de polêmicas, ele assinou contrato com a Juventus de graça, tendo estado no radar de outros gigantes europeus durante o período.

PUBLICIDADE

Será que o PSG poderia repetir a mesma estratégia com um dos melhores jogadores do mundo? Ou a situação mudará de uma forma surpreendente, como se deu no início da temporada passada, quando ele assinou uma renovação após quase se transferir para Madrid.

PUBLICIDADE
Better Collective