Home Futebol Internacional pode ser eliminado da Libertadores mesmo invicto; saiba mais

Internacional pode ser eliminado da Libertadores mesmo invicto; saiba mais

Colorado deixou escapar vitória no final sobre o Nacional-URU e ainda amargou resultado paralelo negativo ontem (08)

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

O Internacional pode ser desclassificado da Libertadores, mesmo sendo o único time brasileiro invicto da competição continental. Além do Colorado, apenas Argentinos Juniors-ARG e Olimpia-PAR ainda não perderam no torneio, mas ambos já estão garantidos nas oitavas-de-final. Já o time gaúcho pode se despedir da Libertadores mesmo sem ser derrotado.

PUBLICIDADE

Assim, o time de Mano Menezes estava assegurando a classificação matemática com uma rodada de antecedência até os 43 minutos do segundo tempo. O Internacional vencia o Nacional-URU por 1 a 0 no Estádio Parque Central em Montevidéu nesta quarta (07), com gol de Alan Patrick. Logo após um pênalti para os uruguaios ser desmarcado no VAR, o time da casa empataria com Damiani, de cabeça, deixando a definição para a última rodada.

Internacional deixou a liderança do grupo na Libertadores

No complemento da penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores ontem (08), o Independiente Medellín-COL venceu fora de casa o Metropolitanos-VEN por 1 a 0, em Caracas. O gol foi marcado por Emerson Batalla, aos 25 segundos do segundo tempo. O resultado foi ruim para o Internacional, pois os colombianos assumiram a liderança do Grupo B com 10 pontos, deixando o Colorado em segundo somando nove. O Nacional é o terceiro colocado com oito pontos.

PUBLICIDADE

Dessa forma, os dois times classificados da chave serão conhecidos no próximo dia 28, às 19h (horário de Brasília), na rodada derradeira da fase de grupos. O Internacional receberá o Independiente Medellín no Beira-Rio. Simultaneamente no Uruguai, o Nacional enfrenta o Metropolitanos, lanterna do grupo com cinco derrotas em cinco jogos.

Ou seja, se o Nacional confirmar o favoritismo em casa e vencer o time venezuelano, que é o saco de pancada da chave, somará 11 pontos. O que obrigaria o Internacional a ganhar do Independiente Medellín. Nesse sentido, caso o Colorado empate, o time de Mano Menezes chegaria a 10, enquanto os colombianos iriam para 11. Assim, seria desclassificado da Libertadores, mesmo invicto.

Portanto, o Internacional necessita da vitória para seguir na Libertadores. Aliás, o triunfo diante do Independiente Medellín, no dia 28, garantirá também a liderança do Grupo B da competição continental.